Ações

Ambiente Limpo: Trilhe essa Ideia

A campanha de combate ao lixo Ambiente Limpo: trilhe essa ideia, que aconteceu em 2009, foi uma ação de cunho educativo da Vale, que visou à construção de uma postura de responsabilidade ambiental das comunidades em sua relação com o lixo. A iniciativa envolveu moradores de bairros situados às margens da Estação Ferroviária Vitória a Minas do município de Governador Valadares (MG) – localidades consideradas críticas em função de constantes atos de despejo de lixo na linha férrea.

A AIC realizou uma campanha em duas fases. Para promover a reflexão sobre o papel de cada um na conservação de um ambiente limpo, a campanha foi realizada em duas fases: na primeira, foram promovidos encontros de formação e conscientização sobre a questão do acúmulo de lixo em locais inadequados. A segunda fase, de mobilização, consistiu na formação de grupos comunitários que liderariam um cortejo lúdico ao longo dos bairros em que o problema da poluição era mais grave. De porta em porta, os participantes passaram e entregaram ecobags e panfletos da campanha, de forma a integrar os moradores do bairro à causa.

Ao todo, foram distribuídas 300 cartilhas, 2.700 ecobags, 1.000 folders, e formados 60 multiplicadores sócio-ambientais para atuação nas localidades envolvidas.