Ações

Caravana Mães de Minas

Em 2012, a AIC realizou uma série de ações de mobilização social pela comunicação, educação em saúde e prevenção no âmbito do programa Mães de Minas, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Com o propósito de diminuir a mortalidade materna e infantil em MG, a AIC executou a Caravana Mães de Minas, um espaço para sensibilização de gestantes, mães, pais e familiares em busca de hábitos saudáveis durante a gestação e o primeiro ano de vida do bebê. Ao todo, foram 12 cidades do estado contempladas com a Caravana, que mobilizou 7500 pessoas, dentre as quais 1405 gestantes. A Caravana ofereceu as seguintes oficinas: Meu Corpo, Nosso Parto; Aleitamento Materno; Cuidados com a Gestante e o Bebê; Roda de Memória; Materiais Recicláveis; Cabine de Fotos.

A equipe da AIC também atuou no mapeamento de uma rede de parceiros do projeto – empresas, poder público e instituições de ensino na área da saúde – com o intuito de sensibilizá-los para a necessidade de estabelecerem redes voltadas à causa da redução da mortalidade materna e infantil. Além disso, foram promovidos encontros de articulação, mobilização e formação envolvendo agentes multiplicadores em 12 cidades de Minas Gerais, entre elas algumas das que receberam a Caravana.

Em 2013, a SES/MG, também em parceria com a AIC, promoveu o curso Comunicação Comunitária, realizado no ambiente virtual de aprendizagem do Canal Minas Saúde, que possibilitou a formação de pessoas que atuam em veículos de comunicação comunitária e estudantes da área para qualificar a produção de conteúdo no dia a dia dos seus veículos. A ideia foi dar visibilidade e ampliar a abordagem, por meio de referências especializadas sobre o universo da saúde materna e infantil.