Ações

Cidadania nos Trilhos

O Cidadania nos Trilhos é um programa socioambiental concebido pela FCA e realizado pela Vale para fortalecer o diálogo e promover ações educativas junto a comunidades localizadas no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O programa teve início em outubro de 2004, a partir de um diagnóstico das ocorrências ferroviárias que apontava para problemas decorrentes da relação das comunidades com a malha ferroviária. O Cidadania já foi desenvolvido em seis estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Goiás.

A atuação da AIC no âmbito do Cidadania nos Trilhos teve início com uma parceria que aconteceu de 2007 a 2009. Neste período, o programa foi realizado no interior de Minas Gerais e teve como foco a construção coletiva de propostas para a melhoria da segurança e promoção do desenvolvimento local sustentável. Em 2011, a parceria foi renovada por três anos no âmbito do Projeto de Modernização da Linha Férrea BH – Sabará. O escopo de ações foi ampliado e passou a abarcar processos de diagnóstico, planejamento, sensibilização e formação.

Dessa forma, entre 2011 e 2013 realizamos ações com as comunidades que eram orientadas a partir de três eixos – Institucional, Pedagógico e Cultural – e abarcavam atividades formativas junto a públicos multiplicadores de Belo Horizonte e Sabará (jovens, líderes comunitários, ONGs, entidades locais e professores). Neste triênio, foram trabalhados, principalmente, as temáticas da sustentabilidade, da memória e da segurança. Além dessas atividades, oficinas, cursos de grafite, apresentações artísticas e visitas técnicas ao Memorial Minas Vale e ao Centro de Excelência em Bioinformática (CEBIO) foram promovidas pela nossa equipe em parceria com cada um dos públicos do projeto. Assim, funcionários da Vale, moradores da comunidade e estudantes estiveram envolvidos em processos que buscaram incrementar o diálogo entre eles.