Ações

Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia

Há muitos anos, a AIC desenvolve projetos que buscam envolver jovens em processos educativos de apropriação dos meios de comunicação. Mas foi em 2009, com a implantação da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que nós ampliamos e consolidamos nossas ações voltadas para a educação.

A Oi Kabum! é um programa do Instituto Oi Futuro que envolve jovens moradores de comunidades populares urbanas de quatro capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA). Em Belo Horizonte, a Oi Kabum! foi implantada e é desenvolvida pela AIC. É também um dos núcleo PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital do Governo de Minas.

A Oi Kabum! BH é uma escola técnica que oferece cursos gratuitos em Multimídia, Artes Visuais e Produção de Áudio e Vídeo para 120 alunos. A formação tem duração de 18 meses e é voltada a jovens de 16 a 24 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino.

As diversas atividades que acontecem na escola buscam despertar a curiosidade, fomentar as capacidades de ação autônoma e coletiva e promover a expressão criativa, com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Nesta perspectiva, o programa possibilita o acesso a práticas de aprendizado e conhecimento inovadoras, conectadas com as exigências do mundo contemporâneo, investindo no desenvolvimento de metodologias de ensino criativas, na estrutura física e de equipamentos e em profissionais qualificados.

Além da formação específica, os jovens participam de uma série de atividades paralelas e complementares que estimulam o desenvolvimento do pensamento crítico, a pesquisa, o trabalho coletivo e a gestão participativa e autônoma.

Ao final do curso regular, os jovens formados podem ingressar no Núcleo de Produção, ambiente voltado à pesquisa, à experimentação e à complementação de estudos. Este é um espaço dedicado à geração de trabalho e renda para os jovens, que prestam serviços em áreas diversas, como vídeo, fotografia, design gráfico, design sonoro, webdesign, criação de aplicativos e produtos para web. Todas essas atividades são supervisionadas por educadores com reconhecida experiência de mercado, que acompanham o processo de início ao fim. A proposta é estimular a formação continuada dos alunos e, ao mesmo tempo, favorecer sua entrada no mundo do trabalho.