Ações

Rede Juventude de Atitude

A AIC, em 2006, deu inicio ao Juventude de Atitude, projeto que tem como objetivo dar visibilidade a grupos juvenis de periferia, sobretudo, àqueles ligados a arte e a cultura localizados na Grande BH. Foi produzida uma série de documentários que abordaram temas como raça, teatro, dança, literatura, sexualidade, entre outros. A iniciativa contou com recursos do Fundo Municipal de Cultura / Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH.

No ano de 2008, seguindo a mesma linha de atuação, o Juventude de Atitude em Minas possibilitou que as atividades do projeto fossem também para o interior do Estado. Os municípios de Lapinha, Bichinho e alguns dos seus distritos foram envolvidos na produção de vídeos que abordaram produção cultural, memória, patrimônio e meio ambiente. Neste ciclo, o projeto foi patrocinado pela Vivo, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG.

Em seguida, o projeto ampliou sua abrangência para o Vale do Jequitinhonha, trabalhando com temáticas relacionadas ao combate à violência. Os jovens contaram suas histórias e falaram de suas comunidades. O processo foi construído junto aos coletivos juvenis, que se apropriaram da linguagem audiovisual, participando ativamente das etapas de produção. O patrocínio foi da Avon, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG.

No biênio 2011/2012, a iniciativa incorporou ao seu nome a ideia de uma rede, passando a se chamar Rede Juventude de Atitude. A Vale tornou-se patrocinadora do projeto, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. As atividades passaram a ter como foco principal a formação de agentes culturais jovens e o fomento à articulação dos sujeitos locais para o empreendimento de projetos voltados à promoção do desenvolvimento cultural. A abrangência também foi ampliada para Grande BH, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Grande Vitória (ES). A metodologia contou com atividades de sensibilização e formação, que envolveram oficinas de arte e comunicação, mobilização de agentes culturais locais para a construção conjunta de projetos nesse campo, produção de eventos e de produtos de comunicação distribuídos para toda a comunidade.