AIC

Incidência política

A política está em tudo que fazemos na AIC pois nossas ações têm em comum o propósito de ampliar e fortalecer a cidadania e a democracia, por meio de processos participativos de comunicação, educação e mobilização social.

A política também está presente nas redes que articulamos em colaboração com diversos grupos, movimentos e organizações sociais. Entre essas iniciativas, destacam-se o Fórum das Juventudes da Grande BH e o Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, plataformas da sociedade civil que buscam incidir politicamente na sociedade e no Estado, pautando os direitos juvenis e o direito à comunicação como suas bandeiras de luta.

Fórum das Juventudes da Grande BH

Criado em 2004, o Fórum das Juventudes da Grande BH promove o controle social das políticas públicas de juventude e desenvolve ações de formação política e mobilização popular em favor da cidadania dos e das jovens. Em maio de 2013, o Fórum lançou a campanha Juventudes contra Violência, com a intenção de visibilizar e denunciar as violações de direitos juvenis em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana. A campanha foi construída de forma colaborativa, com a coordenação de um grupo de trabalho formado na AIC e participação de jovens, agentes públicos e integrantes de grupos socioculturais e comunitários. Além disso, em 2014 o Fórum lançou a plataforma política Juventudes contra a Violência que estabelece 10 pautas prioritárias para que a sociedade civil e os governos possam se comprometer com o enfrentamento às violações de direito sofridas pela população jovem, ações apoiadas pela AIC.

Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Uma comunicação mais democrática, diversa e aberta à participação social é o horizonte da campanha Para Expressar a Liberdade, lançada em 2012 pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Em maio de 2013, um projeto de lei de iniciativa popular foi levado às ruas para colher assinaturas de pessoas favoráveis à aprovação de um novo marco legal das comunicações no país. A AIC integra o Comitê Mineiro do FNDC desde 2012. Temos participados das discussões, apoiado eventos realizados pelo Comitê e repercutido essas pautas em nossas mídias, além de fazer esse debate no âmbito dos projetos executados pela AIC.