AIC

O que é a AIC?

A história da Associação Imagem Comunitária (AIC) começou em 1993, quando um grupo de estudantes de Comunicação Social de Belo Horizonte assumiu a tarefa de criar canais de expressão e visibilidade que contemplassem novas maneiras de se apropriar dos meios de comunicação. O objetivo era construir imagens plurais e positivas sobre a cultura, a periferia e as comunidades da cidade.

Foi no TV Sala de Espera, um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que esse grupo encontrou os instrumentos e o apoio necessário para dar início a esse trabalho. O projeto, que foi também a primeira TV comunitária de BH, consistia na produção de programas de TV exibidos nas salas de espera de centros de saúde públicos da região nordeste de BH. O grande diferencial da proposta, porém, não era a temática abordada nem os locais de veiculação dos vídeos, mas o processo de produção dos programas de TV, que envolvia e buscava dar voz aos moradores dos bairros – especialmente estudantes das escolas públicas e jovens ligados a movimentos culturais das comunidades.

A experiência da TV Sala de Espera inspirou o grupo a desenvolver metodologias participativas de trabalho e sensibilização dos públicos. O esforço era fazer com que aquelas ações fossem espaços de elaboração coletiva de produtos midiáticos, mas que abarcassem também processos críticos e criativos de construção de ideias, saberes e redes colaborativas, o que chamamos de mídia-processo. Essa é a base do nosso trabalho ainda hoje, e se revela em projetos que envolvem produção midiática, mobilização de públicos e educação, e que abrangem cidades de Minas Gerais e de outros estados.

Dentre as várias ações que nossa entidade já desenvolveu, destacam-se as parcerias com coletivos populares, entidades culturais e movimentos juvenis que trabalham pela promoção da cidadania, realizando produções audiovisuais, impressas, para rádio e web, sempre de forma colaborativa. É importante ressaltar também os processos formativos no campo da educação midiática e da produção em mídias comunitárias. Além disso, desde 2007, prestamos serviços e oferecemos consultorias na área de educação, comunicação e mobilização social para empresas e entidades do setor público.

Tudo que construímos juntos aos nossos parceiros contribuiu para o fortalecimento da nossa ONG e para a consolidação dos nossos projetos. Hoje, o trabalho da AIC conta com o reconhecimento e a chancela de diversos órgãos e instituições, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, MinC, CEPAL-ONU, UNESCO, UN-HABITAT e UNICEF.