Conexão Comunidade

logo-conexao-comunidade

O projeto Conexão Comunidade, realizado nos anos de 2016 e 2017, promoveu atividades de educomunicação junto a estudantes de escolas de sete cidades, de três estados brasileiros: Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Itaúna e Uberaba, em Minas Gerais; Catalão, em Goiás; e Ribeirão Preto, em São Paulo.

Por meio de atividades formativas e de um processo criativo calcado em uma metodologia de produção colaborativa – um circuito de troca de videocartas –, foram criados quatro documentários de curta duração. Os documentários deram visibilidade a narrativas juvenis sobre a cultura no cotidiano. A iniciativa também gerou variadas outras produções e experimentações videográficas, relacionadas aos jovens e às cidades de abrangência.

Mais de mil pessoas participaram diretamente das atividades promovidas, se envolvendo tanto na produção dos documentários, quanto nas ações de mobilização e exibição dos produtos midiáticos. As produções foram veiculadas em eventos de culminância nas escolas participantes e estão disponíveis no site.

Objetivos

O projeto teve os objetivos de estabelecer parcerias com escolas das cidades participantes; realizar ciclos de formação em tais escolas, com exercícios voltados à criação colaborativa, pelos estudantes, de experimentações em vídeo (videocartas e outros registros para a composição de documentários); a partir dos exercícios das videocartas e de outras experimentações feitas pelos adolescentes, produzir quatro documentários de curta duração e dar ampla divulgação a eles.

Nova edição

Em 2020, a iniciativa se desdobrou em um novo projeto, também realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio da VLI. No novo projeto, a proposta foi ampliada para um amplo programa de educação patrimonial.

Para conhecer a nova edição do projeto, visite www.conexaocomunidade.org.br

 

marcas-patrocinio