Membros

Conheça alguns dos grupos pertencentes à Rede de Comunicação Solidária.

Se tiver interesse em incluir seu grupo na lista, mande seus contatos pra gente para o email: eadaic@gmail.com

 

Grupo Contatos Causa/Atividades e serviços prestados
MLB Minas leonardopericles2@yahoo.com.br                  polianamlb@gmail.com O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela
reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Somos um movimento formado por
milhares de famílias sem-teto e de apoiadores de todo o país.
Creche Tia Carminha crechetiacarminha@gmail.com
No dia 04 de maio de 2015 a Creche Tia Carminha
começou a funcionar, atendendo inicialmente 10 crianças na Vila Eliana Silva com idade entre 0 e 5 anos. A perspectiva é de que o número de crianças atendidas chegue a 25 após a conclusão das obras da segunda etapa.
Coletivo Mafiossos richardsk8.1992@yahoo.com.br Coletivo juvenil de hip-hop localizado em santa luzia
Grupo Aroeira eco.joaoxavier@gmail.com  aroeiragrupo@gmail.com O Grupo Aroeira, formado por profissionais e estudantes com experiências interdisciplinares na área socioambiental,
realiza desde 2006 ações relacionadas à agroecologia urbana e ao meio ambiente.
Centro Cultural Lá da Favelinha anacarolinaandrade.andrade@gmail.com O Centro Cultural Lá da Favelinha é uma iniciativa da comunidade do Aglomerado da Serra.
Inaugurado em janeiro de 2015, o espaço conta com oficinas de MCs, dança, grupos de estudo da Cultura Hip Hop, aulas de inglês…
No local também há uma biblioteca comunitária
Rede Parabolinóica de Arte e Loucura – Divertimento em Fá Menor evangelista.joao78@gmail.com Promoção de arte e cultura a pessoas com deficiencias mentais
Paratletas Anderson e Isabela Paratletas premiados que entendem a participação no universo dos esportes como forma de inclusão social e de estímulo à independência e à autonomia dos portadores de deficiência visual.
Internet sem Fronteiras rayana@internetsemfronteiras.org
florence@internetsansfrontieres.org
Defesa da participação cidadã e da liberdade de expressão online
Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude – ABMP mardol@uol.com.br Promoção da sinergia dos atores dos Sistemas de Justiça e de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, proporcionando um importante espaço de atualização, integração e mobilização de magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, conselheiros tutelares e de direitos, educadores, profissionais de programas de atendimento, gestores e parlamentares.
Coletivo Nossos Quintais nossosquintais@territorioquatro.com.br
cristianagalves@gmail.com
O coletivo Nossos Quintais propõe uma reflexão sobre os quintais, esse importante espaço de interação social, de lida com a terra, de economia local, de manifestação cultural, mas que vem, com a mudança da dinâmica na vida moderna, perdendo terreno em nosso cotidiano.
Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social Tucum ana.duarte.almada@gmail.com O Insituto Tucum foi criado com a missão de desenvolver ações embasadas na ressignificação da cidadadia e do empoderamento popular, através da execução de projetos e atividades nas áreas de juventude, educação popular e políticas públicas.
Coletivo Terra Firme O programa Terra Firme Show foi criado com o intuída de divulgar e dar visibilidade aos Grupos e Militantes de grupos sociais,.
Fé e Alegria – Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social conceicao.almeida@fealegria.org.br A Fundação Fé e Alegria é um Movimento de Educação Popular
Integral e de Promoção Social, cuja ação dirige-se aos setores
mais vulneráveis da sociedade.
Grupo de Mulheres Semeando Esperança nossosquintais@territorioquatro.com.br
cristianagalves@gmail.com
O Grupo de Mulheres Semeando Esperança é
formado por mulheres da Ocupação Paulo Freire,
localizada na região do Barreiro em Belo
Horizonte-MG. A ocupação foi organizada pelo
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas
(MLB-MG) e existe desde 31 de maio de 2015.
Atualmente quase 150 famílias compõem a
ocupação.
Abrigo Irmão Fábio abrigoirmaofabio@yahoo.com.br O Lar da Fraternidade Irmão Fábio é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 18 de maio de 1993 com a finalidade de acolher e amparar crianças em situação de risco pessoal e/ou social.
Coletivo Cabeçativa paolaabreu2000@yahoo.com.br
coletivocabecativa@gmail.com
Batalha da Pista de 15 em 15 dias aos sábados na Pista de Skate do Barreiro.
Sarau Cabeçativa 1 vez por mês no Viaduto das Artes.
Instituto de Pesquisa e Conservação Waitá waita.ong@gmail.com Organização sem fins lucrativos fundada por profissionais que lutam para melhorar o estado de conservação da biodiversidade brasileira.
Movimento Mineiro de Habitação gladstoneotonianjos@gmail.com movimentomineirodehabitacao@gmail.com O MMH é um movimento de luta pela garantia do direito à moradia e à cidade para todos, por meio da promoção de políticas públicas habitacionais de interesse social, de ações em prol da reforma urbana e da política de habitação de autogestão e autoconstrução.
Cáritas Brasileira coordenacao@caritasnsf.org.br Caritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima é uma
associação sem  ns lucrativos, fundada em 1964,
com a missão de desenvolver projetos de
assistência social e de incentivo ao voluntariado.
Atuamos realizando serviços de convivência,
encontros, o cinas, cursos e ações que
promovam o desenvolvimento humano e social.
Associação Amanu – Educação, Ecologia e Sociedade associacaoamanu@gmail.com A Amanu é uma associação civil, sem fins lucrativos, que atua no intuito de mobilizar e apoiar ações populares
comprometidas com uma sociedade mais justa e ecológica no município de Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG.
Laço – Associação de Apoio Psicossocial juliaoines@gmail.com Inclusão e empoderamento de pessoas em sofrimento psíquico, por meio da ação conjunta e colaborativa.
Oferece tratamento psíquico gratuito.
Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (Sabic) diretoria@sabic.org.br Fortalecimento das bibliotecas comunitárias da RMBH e incentivo à leitura.
Coletivo Na Raça coletivonaraca@gmail.com Discussão racial. Pertencimento e empoderamento negro e o direito à cidade.
Ervanário São Francisco de Assis ervanario@oi.com.br Preservação e transmissão de saberes tradicionais e ações sustentáveis.
Coletivo Negras Ativas vanessa.beco@hotmail.com / jozelirosasouza@hotmail.com  / negrasativas@yahoo.com.br Tem como missão promover o empoderamento das mulheres(Sobretudo as jovens de vilas, favelas e periferias) e transformações das relações de Gênero, Raça e Geração, tendo como referência o feminismo negro! Para isso desenvolvemos ações comunitárias, políticas, culturais e educativas, a partir da valorização e do resgate dos saberes e fazeres das mulheres jovens.
Associação Cultural Odum Orixás maduxas@yahoo.com.br / adelsonsabara@yahoo.com.br Discussão racial por meio da cultura e arte afro-brasileira.
Associação de Moradores do Bairro Morada da Serra – Ascombamos graedfisica2011@gmail.com / ascombamos@gmail.com Fundada em 1982, a Associação Comunitária
dos Moradores do Bairro Morada da Serra
(Ascombamos) surgiu com a missão de promover
a inclusão social e a garantia dos direitos da
comunidade aos serviços de saúde, educação,
segurança, esporte e lazer.
Biblioteca Comunitária Cantinho da Leitura cantinhodaleitura@hotmail.com  Promover o incentivo à leitura na região do bairro Jaqueline, em BH.
Biblioteca Comunitária Palmeirinhas heloisa.araujo.oliveira@gmail.com Promover o incentivo à leitura na região do bairro Palmeiras, em BH.
Zona de Arte da Periferia – ZAP18 contatozap18@gmail.com A ZONA DE ARTE DA PERIFERIA – ZAP 18, além de um coletivo de artistas, é um espaço artístico e cultural que produz montagens teatrais e se dedica à formação de atores e educação de jovens através da arte.
Casa de Cultura Coletivoz casadeculturacoletivoz@gmail.com A Casa de Cultura Coletivoz surgiu porque a poesia aqui ganhou
outras formas de voar, de dançar, interpretar, de sorrir e corr er.
Literalmente saiu do papel para ir ao encontro de outras artes.
Praxis – Saberes Autoconstruídos praxisufmg@gmail.com Objetiva investigar criticamente as condições contemporâneas de projeto, produção e uso do espaço urbano, mapear criticamente aspectos das dinâmicas socioespaciais das cidades brasileiras e desenvolver práticas compartilhadas através da mediação entre tecnologia, projeto, construção, informação, vivência e criatividade em torno dos agentes envolvidos nesses processos.
Colabora nas Escolas https://www.facebook.com/profile.php?id=100011765259329 Projeto de arte e comunicação com alunos de escolas públicas
Movimento Salve a Mata do Planalto salveamatadoplanalto@gmail.com
Movimento comunitário em defesa de área pública de preservação ambiental
Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis – Ascap ascapcoletaseletiva@gmail.com Associação de promoção da sustentabilidade e geração de renda alternativa
Movimento Nacional de Luta pela Moradia mnlmminas@gmail.com Movimento de luta pela construção de REFORMA URBANA como um todo, unindo força para conquistas populares de saúde, habitação de interesse social, saneamento básico.
Grupo Pirilampo pirilampo.sede@hotmail.com

http://www.pirilampo.org.br

O Pirilampo trabalha pela inclusão social e educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socio-econômica.
Casa Uaná Atua com meninos e meninas da comunidade local propondo e participando de ações artístico-culturais e de comunicação comunitária sempre em intercâmbio com a diversidade cultural e conhecimentos tradicionais locais.
Abrigo Lar de Maria equipetecnicalardemaria@gmail.com O Lar de Maria realiza o acolhimento institucional provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Lar Batista larbatistaregular.blogspot.com.br
38790905
É uma entidade sem fins lucrativos que garante o acolhimento temporário a crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, foram abandonadas ou sofreram qualquer tipo de violência em suas famílias originais.
Grupo de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha comunicadoresdovale Movimento de integração dos comunicadores e moradores do Vale do Jequitinhonha, sendo assim, um espaço para divulgar, construir e acompanhar encontros e mobilizações no Vale do Jequitinhonha.
Coletivo Nosso Sarau nossosarauparticular Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. acústica e também outras formas de expressões culturais
Coletivo Família Dandara Coletivo juvenil de promoção de arte e cultura periférica na ocupação Dandara, em Minas Gerais
Fórum das Juventudes da Grande BH forumdasjuventudes@gmail.com Criado em agosto de 2004, o Fórum das Juventudes da Grande BH é uma ampla articulação de entidades e movimentos que desenvolvem trabalhos com jovens e/ou são formados por jovens da Região Metropolitana de BH, sendo de caráter não governamental, suprapartidário e não-confessional.
Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte forumsocioeducativo@hotmail.com.br O Fórum Permanente do
Sistema de Atendimento Socioeducativo de
Belo Horizonte foi criado em 2014 com a finalidade de aperfeiçoar o atendimento a adolescentes que cometeram atos infracionais.
Coletivo Fábrica de Sonhos coletivofds@gmail.com
Fundada em 2004 por uma crew de gra ti de
Belo Horizonte, a Fábrica de Sonhos nasceu com
o objetivo de democratizar o contato com a arte
e o acesso ao ensino e a produção de desenhos,
gra ti e Histórias em Quadrinhos.
Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha – Cartilha Produção Audiovisual Comunitária polojequitinhonha@proex.ufmg.br  polojequitinhonhaufmg@gmail.com

http://www.ufmg.br/polojequitinhonha

O Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha é um programa de extensão que atua desde de 1996 em frentes tais como saúde, educação, comunicação e cultura na região do vale do rio Jequitinhonha.
Associação Sociocultural Batka 31 996069192 Oferecimento a jovens de Vilas e Favelas de formação profissional através das Danças de Matriz Africana.
Rede de Memórias da Região Nordeste de BH Grupo de registro e compartilhamento de
histórias, pra que a comunidade da região do Ribeiro de Abreu conheça a
história do seu próprio bairro: como ele foi
formado, as pessoas que lutaram, como é que
está hoje.
ACAD – Associação Capoeira Angola Dobrada Contra Mestra Alcione: (31) 99735-9627
Contra Mestre Iran: (31) 99716-1549
Associação de promoção da capoeira como forma de transformação social
Pular para a barra de ferramentas