Saberes que caminham entre gerações

MateriaisSaberes que caminham entre gerações

Que saberes caminham entre as gerações da sua família?  

Já parou para pensar sobre qual a importância de reconhecer o legado construído por nossa ancestralidade? E sobre qual seria o papel de cada um na valorização dos modos de ser e fazer próprios da nossa cultura?   

A trajetória de vida das mestras artesãs Rita, de Turmalina, e Lia, de Diamantina, é o ponto de partida para esta reflexão, tônica desta campanha do Periferia Viva Mulher 2: “Saberes que caminham entre gerações”. Uma oportunidade para adentrar o universo essencialmente feminino e sua vinculação com as dinâmicas da preservação, continuidade e reinvenção do fazer artesanal na região do Vale do Jequitinhonha/MG. 

Tradições familiares e uma herança cultural viva, que se atualiza na singeleza da convivência entre mãe, filhas, netas e bisnetas. Guardiãs de um ofício que carrega consigo a beleza de um passado que se faz presente, e desenha o futuro das novas gerações. 

Convidamos você a adentrar a seara das tradições artesanais do interior de Minas Gerais, refletindo sobre a recriação cultural que se dá no caminho entre gerações. Assista aos documentários completos das mestras Lia e Rita abaixo, e acompanhe também todas as publicações da campanha em nossos canais nas redes sociais. 

️ Pelo Whatsapp, no Canal de Divulgação do projeto Periferia Viva Mulher 2. 

➡️ No Instagram, no perfil do AIC Lab, acompanhe as postagens da campanha. 

Esta campanha, que integra o projeto Periferia Viva Mulher – Ano 2, é composta por esses dois vídeo-documentários, além de uma sequência com diversas postagens e conteúdos complementares nas redes sociais. 

Compartilhe:
keyboard_arrow_up
Skip to content