Potente ferramenta de transformação e com forte presença nos mais variados âmbitos da vida social, a cultura é vetor de desenvolvimento dos territórios, além de ser um direito humano fundamental. Afinal, múltiplos são os benefícios das ações culturais.

Dispositivo de construção e valorização identitária, a consciência cultural produz pertencimento, ao mesmo tempo que possibilita reconhecer e encarar a diversidade humana como valor, fomentando a empatia e mitigando preconceitos.

É destacável também que os setores culturais e criativos são uma alternativa socioeconômica: têm demonstrado um desempenho por vezes superior às atividades tradicionais da economia. Além disso, o consumo e a fruição cultural são fundamentais ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, da criatividade e do pensamento crítico.

Por tudo isso, ao longo de sua história, a AIC vem atuando para fortalecer redes colaborativas de memória, criação e expressão artístico-cultural. São diversos os projetos que apostam em ações culturais que geram transformações positivas nas comunidades. Confira abaixo alguns deles, dentre dezenas de outras iniciativas já realizadas na área.

Ações

em todo o país.

10000

Pessoas é o público direto das ações do último ano.

50

Parcerias construídas com organizações e grupos no último ano.

Parcerias construídas na área

Conheça alguns de nossos parceiros em ações de caráter cultural:

Métodos e saberes mobilizados

São conhecimentos utilizados pela AIC nessa área:

Deseja criar conosco? Mande uma mensagem!

via e-mail

aic@aic.org.br

via telefone

(31) 3217-7600