De 2007 a 2009, a AIC desenvolveu uma ação especial realizada pela Vale: uma série de intervenções artístico-culturais que aconteceram no trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela empresa. A proposta era promover uma viagem de trem diferente, cheia de experiências de criação e expressão envolvendo variadas linguagens artísticas: vídeo, cinema, pintura, grafite, arte aplicada com o uso de materiais reciclados, música, dança, teatro etc.
Uma trupe de artistas e arte-educadores levou esquetes lúdicas, apresentações teatrais, cortejos cênico-musicais, oficinas de arte e cultura e muitas brincadeiras às estações e aos vagões do trem. Ao longo das atividades, abordaram junto ao público temas como desenvolvimento sustentável, cidadania e segurança nas viagens.
As ações foram realizadas em datas especiais, como Semana da Criança, Semana do Meio Ambiente e Natal. Em cada uma delas, um conjunto singular de performances artísticas e de oficinas foi desenvolvido para fortalecer o vínculo dos públicos com a EFVM e propiciar experiências criativas e educativas.