A existência dos coletivos e das organizações da sociedade civil depende da mobilização de recursos: da ação permanente de captar recursos financeiros, além de parcerias, permutas e colaborações.

Isso requer planejamento e equipes capacitadas para desenvolver estratégias de atuação articulada a redes de apoio mútuo e, ainda, para um trabalho continuado de identificação de oportunidades, elaboração e submissão de projetos a editais públicos e privados de destinação de recursos a iniciativas do terceiro setor.

Uma vez captados recursos para um projeto, o desafio que surge – e gera demandas por capacitação e/ou apoio técnico – é o de execução das ações e dos desembolsos financeiros, em consonância com as exigências legais. Por fim, é preciso monitorar, avaliar, produzir relatórios e prestar contas.

Desde os anos 1990, a AIC apoia centenas de grupos e entidades na mobilização de recursos e na gestão de projetos, promovendo formações e assessorias técnicas. Também presta serviços a empresas que, em ações de relacionamento com comunidades ou para qualificar organizações parceiras, decidem oferecer esse tipo de suporte às iniciativas da sociedade civil.

Público

Há mais de 25 anos, a AIC realiza ações de formação e assessoria técnica em mobilização de recursos e gestão de projetos junto a organizações sociais – seja de forma direta, seja no âmbito de programas oferecidos por empresas. São centenas de coletivos, grupos e entidades, com atuação nos mais diversos campos da mobilização social e cultural, já atendidas.

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Programas de formação

Oficinas, cursos e assessorias em mobilização de recursos.

Assessorias técnicas

Oficinas, cursos e assessorias em elaboração e gestão de projetos para editais privados, leis incentivo à cultura, Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), Fundo do Idoso etc.

Parcerias

Galeria