A existência dos coletivos e das organizações da sociedade civil depende da mobilização de recursos: da ação permanente de captar recursos financeiros, além de parcerias, permutas e colaborações.
Isso requer planejamento e equipes capacitadas para desenvolver estratégias de atuação articulada a redes de apoio mútuo e, ainda, para um trabalho continuado de identificação de oportunidades, elaboração e submissão de projetos a editais públicos e privados de destinação de recursos a iniciativas do terceiro setor.
Uma vez captados recursos para um projeto, o desafio que surge – e gera demandas por capacitação e/ou apoio técnico – é o de execução das ações e dos desembolsos financeiros, em consonância com as exigências legais. Por fim, é preciso monitorar, avaliar, produzir relatórios e prestar contas.
Desde os anos 1990, a AIC apoia centenas de grupos e entidades na mobilização de recursos e na gestão de projetos, promovendo formações e assessorias técnicas. Também presta serviços a empresas que, em ações de relacionamento com comunidades ou para qualificar organizações parceiras, decidem oferecer esse tipo de suporte às iniciativas da sociedade civil.