#FalaDireito é uma campanha de comunicação, de caráter continuado e criada colaborativamente por adolescentes e jovens, que aborda questões relacionadas ao direito das juventudes pobres, negras e periféricos à vida digna. A campanha integra as ações do Desembola na Ideia, realizado pela AIC, e é criada no âmbito das atividades de educomunicação de tal projeto.

A campanha nasceu em 2018 a partir da necessidade de falar dos direitos dos adolescente em situação de alto risco e/ou em conflito com a lei, reafirmando a sua cidadania, por meio de uma linguagem própria desse público.

São produzidas edições temáticas, com ampla circulação entre instituições educativas e sociais, com peças em vídeo, podcasts, criações em artes gráficas e guia de atividades multiplicadoras, entre outras. As edições já realizadas foram: #DesarmeSeuOlhar, #VidaÉPraValer, #TrabalhoPeloSonho.

Campanha realizada com recursos destinados pela 20ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, no bojo de ação civil pública proposta pelo MPT, e apoio da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – Área Infracional.

público

Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, risco social e/ou conflito com a lei, atendidos e egressos do sistema socioeducativo; políticas públicas e instituições da rede de garantia de direitos; movimentos sociais; população da cidade de Belo Horizonte. Público atendido diretamente pelas atividades e pela campanha: duas mil pessoas.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

#DESAFIO Nº1: DESARME SEU OLHAR

A primeira série da campanha demonstrou como preconceitos geram exclusão social, violações de direitos e morte das juventudes periféricas.

#DESAFIO Nº2: VIDA É PRA VALER

A segunda série da campanha denunciou o genocídio da juventude negra e afirmou o valor das vidas jovens negras, que precisam importar como todas as demais vidas.

#DESAFIO Nº3: TRABALHO PELO SONHO

A terceira série da campanha mostrou como as oportunidades educativas e inclusão profissional digna são fatores de proteção e promoção da vida e do direito ao sonho que deveria ser assegurado a todos os jovens.

parcerias do projeto

Comissão de Prevenção à Letalidade de Adolescentes e Jovens do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte
Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo

galeria

produções