Desembola na Ideia é um projeto que atua junto a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e psíquica, promovendo acompanhamento psicanalítico, atividades artísticas e de comunicação, campanhas de mobilização por direitos e ações de enfrentamento ao preconceito social. Desde a sua criação, em 2017, investe no fomento ao protagonismo juvenil e na atenção integral ao adolescente por meio de educação participativa e mobilização social para a cidadania.

Projeto realizado com recursos destinados pela 20ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, no bojo de ação civil pública proposta pelo MPT, e apoio da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – Área Infracional.

público

Adolescentes e jovens expostos a situações de risco à violência e a outras violações de direitos, associado a fatores como condição econômica de pobreza e extrema pobreza, estrutura familiar frágil e segregação social. Desde 2017, são atendidos, por ano, 650 jovens diretamente e três mil pessoas indiretamente por meio de intervenções na cidade e ações de educomunicação.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

ARTE-EDUCAÇÃO

Oficinas de criação artística, em diversas linguagens, articuladas à realização de ações culturais e comunicativas na cidade.

ACOMPANHAMENTO PSICANALÍTICO

Acompanhamento psicanalítico individual e em grupo dos adolescentes e jovens participantes do projeto, além de seus familiares.

EDUCOMUNICAÇÃO

Realização de campanhas colaborativas e outras ações de educomunicação em parceria com escolas, poder público e entidades da sociedade civil organizada.

AÇÕES DE INCIDÊNCIA POLÍTICA

Participação em projetos em parceria com o poder público municipal e estadual e a sociedade civil, na perspectiva da incidência política em prol do direito das juventudes vulneráveis à vida e à dignidade.

parcerias do projeto

Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo
Privado: Parceiros Desembola

galeria