Um dos projetos mais antigos em curso na AIC, a Agência de Comunicação Solidária (ACS) aposta, desde 2006, em metodologias e ações integradas de promoção do desenvolvimento institucional e do incremento da comunicação de empreendimentos comunitários e coletivos. Para isso, orienta-se pelo fazer colaborativo para promoção da autonomia dos grupos, colocando a comunicação – e suas diferentes ferramentas e tecnologias – a serviço da mobilização e da transformação social.

As ações voltam-se ao incremento de redes que envolvem dezenas de grupos, nos eixos de fortalecimento de iniciativas de atuação cultural, fomento à geração de renda local e promoção da agroecologia e da educação ambiental.

público

Grupos, coletivos e associações sem fins lucrativos com atuação nos campos da cultura, da arte e da promoção da cidadania. Desde 2006, já foram atendidos cerca de 240 grupos, beneficiando diretamente mais de quatro mil pessoas.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Elaboração de planejamentos estratégicos de ação em rede

Apoio aos grupos na elaboração e execução de planejamentos estratégicos de ação e comunicação em rede, fortalecendo o desenvolvimento institucional.

Mobilização de recursos

Apoio aos grupos na mobilização de recursos por variadas fontes: submissão de projetos a editais de cultura, parcerias, dentre outros.

Criação colaborativa de ações, peças e campanhas

Fortalecimento da comunicação estratégica e da marca dos grupos por meio de criação colaborativa de ações, peças e campanhas.

Formações práticas em comunicação para mobilização social

Formações práticas com os grupos atendidos e suas comunidades para a mobilização social por meio da comunicação.

parcerias do projeto

Odum Orixás
Casa de Cultura Coletivoz
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (MOBILIZA)
Slam Clube da Luta

galeria