A AIC integra a Rede Mães de Luta junto a mais de 30 coletivos e entidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador desde a sua criação, em maio de 2019, com o objetivo de dar visibilidade às violências sofridas por mulheres que são atravessadas pelo racismo, o encarceramento em massa e o genocídio da juventude negra.

A AIC atua na secretaria executiva da Rede e em suas ações de incidência política, como a protocolização e o acompanhamento de projetos de lei no âmbito estadual. Além disso, é a principal responsável pela organização e comunicação estratégica do grupo, a agenda de reuniões mensais e o gerenciamento das páginas nas redes sociais (Facebook e Instagram). Também acompanha casos de violências sofridas por pessoas e/ou grupos, formalizando denúncias e organizando atos públicos.

Levando em conta a multiplicidade e capilaridade dos grupos, investe na articulação em rede e no fazer colaborativo para a defesa e promoção de direitos e participação cidadã, na incidência política estratégica, na mobilização de atores diversos das políticas públicas e dos movimentos sociais e na valorização da autonomia de todas as pessoas e os grupos participantes.

público

A Rede Mães de Luta é composta por 30 coletivos e entidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Levando em conta as redes específicas mobilizadas por cada um desses grupos, além das que são alcançadas pelas ações de comunicação e divulgação, estima-se um alcance de público de cinco mil pessoas.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Projeto de Lei Helenira Resende de Souza Nazareth

Protocolização e acompanhamento do Projeto de Lei Helenira Resende de Souza Nazareth (1.160/2019), que institui a Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violência do Estado de Minas Gerais.

Projeto de Lei 1.360/2019

Protocolização e acompanhamento do Projeto de Lei 1.360/2019, que institui a Política de Atendimento e Reparação às Pessoas Vítimas de Violência do Estado de Minas Gerais.

Semana Estadual das Pessoas Vítimas da Violência Do Estado de Minas Gerais

Organização e realização da agenda virtual da Semana Estadual das Pessoas Vítimas da Violência do Estado de Minas Gerais, de 12 a 19 de maio de 2020.

Podcast Rede Mães de Luta

Produção do podcast Rede de Mães de Luta, com publicação de episódios quinzenais de maio a dezembro de 2020. Cada um deles apresenta uma entidade e/ou um coletivo integrante da Rede.

parcerias do projeto

Rede Mães de Luta

galeria

produções