De 2007 a 2009, a AIC realizou uma série de intervenções artístico-culturais no trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Vale. A proposta era promover uma viagem de trem diferente, cheia de experiências de criação e expressão envolvendo variadas linguagens artísticas: vídeo, cinema, pintura, grafite, arte aplicada com o uso de materiais reciclados, música, dança, teatro etc.

Uma trupe de artistas e arte-educadores levou esquetes lúdicas, apresentações teatrais, cortejos cênico-musicais, oficinas de arte e cultura e muitas brincadeiras às estações e aos vagões do trem. Ao longo das atividades, abordaram junto ao público temas como desenvolvimento sustentável, cidadania e segurança nas viagens.

As ações foram realizadas em datas especiais, como Semana da Criança, Semana do Meio Ambiente e Natal. Em cada uma delas, um conjunto singular de performances artísticas e de oficinas foi desenvolvido para fortalecer o vínculo dos públicos com a EFVM e propiciar experiências criativas e educativas.

público

Foram realizadas cinco intervenções em datas especiais ao longo dos anos de 2007 e 2009, envolvendo públicos de todas as idades, que circularam pelas estações da Estrada de Ferro Vitória a Minas e/ou viajaram no trem de passageiros durante os períodos de realização das atividades. As intervenções contaram com um público total de aproximadamente 17 mil pessoas.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Performances artístico-culturais

Esquetes lúdicas, apresentações teatrais e cortejos cênico-musicais foram realizados nas estações ferroviárias e nos vagões do trem de passageiros da EFVM.

Oficinas de arte e cultura

Oficinas de arte variadas – vídeo, cinema, pintura, grafite, arte aplicada, música, dança, teatro – foram promovidas nos vagões do trem de passageiros.

parcerias do projeto

Vale

galeria

produções