Programa que alia ação cultural e diálogo com comunidades de todos os territórios de abrangência da VLI no Brasil. Promove ações que contam com recursos da mobilização social, da arte, da comunicação e da ação pela sustentabilidade, em quatro eixos: Patrimônio Cultural Local, Protagonismo Juvenil, Parceria com a Escola, Fortalecimento Comunitário. Tem como princípios metodológicos o estímulo ao protagonismo dos participantes, o fortalecimento das boas práticas locais e o fomento a ações multiplicadoras de fruição e prática cultural nas escolas e comunidades.

A frente de ação cultural do projeto é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

público

Jovens, crianças, agentes comunitários e educadores em cidades de atuação da VLI, em Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Bahia e Tocantins. Já envolveu 2,7 mil pessoas participantes de ações formativas, cinco mil pessoas alcançadas com os materiais e publicações produzidos, dez mil pessoas envolvidas nas comunidades, desde 2017.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

FORMAÇÃO DE AGENTES LOCAIS

Um amplo leque de oficinas de comunicação, cidadania e promoção ao patrimônio são oferecidas nos territórios para fortalecer o trabalho dos agentes culturais.

EDUCOMUNICAÇÃO

Realização de formações junto a escolas, grupos comunitários e coletivos juvenis articulam técnicas de design colaborativo, metodologias de aprendizagem ativa e experimentação / criação midiática.

PROTAGONISMO JUVENIL

Nas oficinas de formação de multiplicadores, o foco se dirige especialmente às juventudes, fomentando seu protagonismo na arte e na cultura.

INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE

Envolvendo comunidades escolares, os projetos visam o incremento das relações e práticas cotidianas das escolas, desenvolvendo, por exemplo, materiais de educação para a cidadania e formações de educadores.

MEMÓRIA E PARTICIPAÇÃO

Outra frente de destaque são atividades participativas de registro e difusão de histórias de vida, de saberes e fazeres populares.

PRODUÇÃO MIDIÁTICA

Criação colaborativa de produções como publicações impressas, peças audiovisuais, exposições e coleções fotográficas.

AÇÃO NA COMUNIDADE

Os agentes culturais concebem e desenvolvem intervenções positivas nas comunidades, voltadas à dinamização cultural e à promoção do bem-viver.

COMPARTILHAMENTO

Mostras, eventos artísticos, encontros de troca e colaboração artística promovem o compartilhamento e a mobilização dos fazeres culturais.

parcerias do projeto

VLI

galeria