Programa de formação continuada de professores e gestores para o fortalecimento e incremento da educação básica na rede pública de ensino, realizado de 2018 a 2019. Atua em quatro eixos principais, sendo eles: fortalecimento do trabalho dos professores, fortalecimento do trabalho dos gestores, fortalecimento dos processos de avaliação e articulação em rede.

O Programa se apropria e elabora metodologias para aprendizagem ativa, apostando no desenvolvimento de uma cultura de ação colaborativa e integrada das equipes escolares, na gestão escolar democrática, estratégica e pedagógica e no fortalecimento dos processos de avaliação. Também fomenta o protagonismo juvenil por meio da construção de projetos de vida dos estudantes e do desenvolvimento de competências para a vida.

público

Professores, gestores, alunos, familiares e comunidades. Foram 160 profissionais de educação formados e 2,5 mil alunos beneficiados entre os anos de 2018 e 2019.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Formação complementar para gestores escolares e para docentes dos Ensinos Fundamental 1 e 2

Implantação de inovações em Gestão Escolar, Metodologias para a Aprendizagem Ativa, Língua Portuguesa e Matemática em oitos escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino de Paracatu.

Projetos de protagonismo estudantil

Desenvolvimento de cerca de 20 projetos pedagógicos de mobilização escolar e comunitária, com vistas ao desenvolvimento de competências para a vida entre estudantes dos Ensinos Fundamental 1, 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Produção da coleção "Cadernos de Educação Solidária"

Elaboração de materiais pedagógicos pautados em metodologias ativas e com orientações de situações de aprendizagem a serem multiplicadas em sala de aula. Coleção voltada a educadores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Diagnósticos de situação escolar

A partir do levantamento de informações sobre proficiência de estudantes, professores e gestores e das percepções de suas comunidades escolares acerca da qualidade da oferta educativa, foi elaborado um diagnóstico da situação escolar de oito instituições de ensino do município de Paracatu (MG), o qual foi compartilhado com as redes de ensino públicas do município para orientar a construção de políticas de educação.

parcerias do projeto

Kinross
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

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