Elaborado de maneira participativa com cerca de 500 representantes da sociedade civil e do poder público que compõem as 59 cidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, o Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha é pioneiro na construção coletiva de estratégias e ações para a região.

Encontros de diálogo foram realizados nos territórios, em 2017, por meio de metodologias de mobilização social e criação de espaços qualificados de escuta, corresponsabilização da sociedade civil e construção participava, além da implementação de ações estratégicas para o desenvolvimento local.

público

Para a construção do Plano, foram mobilizados 500 representantes da sociedade civil e do poder público dos 59 municípios que compõem a região do Vale do Jequitinhonha.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

CAMPANHA VALE PARTICIPAR

Campanha com ações e produções de comunicação para mobilizar os públicos envolveram sujeitos de toda a região.

CIRCUITO

A campanha colaborativa circulou pelas cidades com cortejos cênicos e abriu espaços de escuta da população, disponibilizando canais para envio de sugestões para o Plano.

FORMAÇÃO

Programa de formação popular e democrático foi promovido em todo o território.

ELABORAÇÃO COLETIVA

Foram promovidas oficinas para a criação de propostas para a região, nos eixos: Recursos Hídricos, Desenvolvimento Produtivo, Desenvolvimento Social, Infraestrutura Econômica e Gestão Municipal.

parcerias do projeto

UFMG
Fundação João Pinheiro
Governo do Estado de Minas Gerais
Rede de Comunicadores do Vale

galeria