O Periferia Viva é uma força-tarefa com atuação prioritária em Belo Horizonte e região metropolitana, criada para dar visibilidade e articular apoios e parcerias aos esforços já em curso de mobilização social e vigilância civil para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. A perspectiva do projeto é atuar na defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania das populações periféricas, que já estão sendo e serão cada vez mais gravemente impactadas pela pandemia.

No decorrer do projeto, a força-tarefa se ampliou para uma grande rede formada por iniciativas periféricas que se apoiam e se fortalecem, buscando juntas soluções para as dificuldades encontradas nas comunidades. Em suas ações, orienta-se pela escuta ativa, a articulação em rede, a mobilização de atores sociais e o protagonismo das iniciativas da periferia que compõem a rede.

público

Mais de 100 iniciativas periféricas da RMBH, que atuam junto aos mais variados públicos: população de rua, crianças e adolescentes, famílias, idosos, juventudes, quilombolas, comunidades tradicionais, indígenas, imigrantes, encarcerados etc. Cada uma das iniciativas beneficia entre 500 e 1,5 mil pessoas. Dessa forma, estimamos aproximadamente 100 mil pessoas beneficiárias na rede do Periferia Viva.

AÇÕES REALIZADAS

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Plataforma online

Reúne e dá visibilidade às iniciativas periféricas que compõem a rede. Possui um blog de notícias sobre os esforços feitos para apoiar os públicos vulneráveis.

Escuta ativa das lideranças comunitárias

Contato frequente e periódico junto às iniciativas para monitorar boas práticas, demandas e dificuldades, para então fazermos os encaminhamentos e buscarmos parcerias.

Apoio institucional às iniciativas

Assessoria de comunicação a algumas iniciativas, dando visibilidade às suas causas e campanhas sociais. Apoio na escrita e submissão de projetos para sustentabilidade.

Campanha Proteja a Vida

Distribuição de máscaras e peças informativas sobre prevenção ao coronavírus e à violência contra a mulher, a criança e o adolescente em comunidades vulneráveis.

parcerias do projeto

Laço
Fórum das Juventudes da Grande BH
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (MOBILIZA)

galeria