O Periferia Viva Mulher é um projeto com ações de formação, articulação e disseminação de conhecimentos e boas práticas cidadãs, envolvendo coletivos que atuam pelos direitos das mulheres em áreas de vulnerabilidade social e mulheres empreendedoras de Minas Gerais. Estamos na 2a edição do projeto, somando 110 coletivos de mulheres e 30 micronegócios liderados por mulheres.
As mulheres participantes são envolvidas numa grande rede de trocas, além de participarem de formações em empreendedorismo, comunicação estratégica, escrita de projetos para sustentabilidade de seus projetos além de campanhas colaborativas para a disseminação dos direitos das mulheres periféricas.
Periferia Viva Mulher é realizado com recurso do Ministério das Mulheres/Governo Federal, via emenda parlamentar indicada pela ex-deputada federal Áurea Carolina na Lei Orçamentária Anual 2022.
Quais mulheres negras te rodeiam?
Campanha construída junto aos coletivos Ateliê e Espaço cultural Pé Vermelho; Ballet Passo A Passo; Bhz Periferia; Creche Comunitária Senhora da Paz; Crew UBDI; Mina de Cultura; Mulheres em Movimento; e Semifusa.
Viva, Mulher! Na luta, somos nós por nós.
Ebook Periferia Viva Mulher
Viva, Mulher! Vol. 1
Combate à violência contra mulheres, construída com a Coletiva Mulheres da Quebrada, Projeto Ully, Aura da Luta, Coletivo U-Manas, Casa Tina Martins e Mães de Luta MG
Viva, Mulher! Vol. 2
Saúde da mulher, construída com os coletivos Basuras, Centro Cultural Conceição Evaristo, Cio da Terra, Dreminas, Casa Acolher e Quilombo Aéreo
Viva, Mulher! Vol. 3
Empreendedorismo e direitos trabalhistas, construída com Flores do Morro, Renca, Roots Ativa, Oca Ilê, É de Preto, Projeto Badu e Tia Lu
Viva, Mulher! Vol. 4
Relação das mulheres com seus corpos, contruída com os coletivos Nutrilhar, Plus Size da Quebrada, Sabic, Tomas Educação, Odum Orixás, Casa Canto Arte e Cultura e Instituto Diversas
Viva, Mulher! Vol. 5
Cartilha sobre cultura, a partir da voz das mulheres, fruto de um trabalho coletivo entre a equipe do AIC Lab e os grupos: Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Sodô Crew, Minas de Minas Crew, Afrolíricas, Morro Encena, Muquifu e Nosso Sarau.
Viva, Mulher! Vol. 6
Cartilha sobre direito a moradia, construída com os coletivos Cidadania e Paz, Indômitas, Juventude na Ocupa, Kolping São Benedito, Maria Felipa, Mulheres de Luta do Zilah e Ora-Pro-Nobis.