Surgido em 2022, o AIC Lab é um laboratório institucional de experimentação metodológica da AIC e um espaço de referência para o fortalecimento dos mais variados coletivos e organizações da sociedade civil que atuam pela promoção da cidadania. O laboratório é fruto da confluência e do amadurecimento de experiências construídas na AIC ao longo de décadas, no âmbito de diversos projetos – em especial, a ACS – Agência de Comunicação Solidária e o Periferia Viva. 

Em um trabalho colaborativo junto aos grupos parceiros, o AIC Lab desenvolve tecnologias sociais, realiza atendimentos e formações em três eixos: comunicação, desenvolvimento institucional e articulação em redes. Fazem parte do escopo do projeto ações como apoio na mobilização de recursos, planejamentos em comunicação, desenvolvimento de identidades visuais, produção de materiais informativos voltados à promoção da cidadania e encaminhamento de demandas de organizações da sociedade civil junto a outros parceiros da rede.   

Público

São atendidos projetos, coletivos, fóruns, redes e associações – institucionalizados ou não – que atuam pelo desenvolvimento comunitário, pela garantia de direitos e pela promoção da cidadania, além de empreendedores periféricos e iniciativas de economia popular. Os grupos vão desde iniciativas locais até aquelas de abrangência nacional. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Formações

Oficinas, cursos e formações disseminam práticas de comunicação, desenvolvimento institucional e mobilização social, de modo a multiplicar nossos saberes e gerar maior autonomia dos grupos na implementação de suas ações.  

Atendimentos

A fim de incrementar a atuação dos grupos, oferecemos atendimentos gratuitos que compreendem apoio na escrita e gestão de projetos, criação colaborativa de diagnósticos, planejamentos, ações, peças e campanhas de comunicação, fomento à visibilidade midiática, entre outros. 

Escuta ativa

A partir de mecanismos de escuta ativa e continuada junto à nossa rede, composta por coletivos das mais diversas naturezas e tamanhos, são identificadas oportunidades de articulação que potencializam seu trabalho. Além disso, atuamos na prevenção e encaminhamento de casos de violação de direitos a canais de denúncia.

Parcerias

Galeria

Saiba mais