O Cultiva: Laboratório de Projetos Culturais consiste no processo formativo direcionado a grupos, coletivos e gestores de organizações culturais, para que atuem com maior autonomia na escrita, elaboração, submissão, prospecção e prestação de contas de projetos culturais, desenvolvidos a partir de suas atuações no território. As capacitações contam com oficinas sobre mobilização de recursos, plataformas e mecanismos de incentivo fiscal, além de cursos sobre o patrimônio cultural e empreendedorismo voltado para o setor. O projeto visa corroborar com a atuação de participantes, como protagonistas nas ações de difusão da cultura/ patrimônio cultural de seus territórios, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e competências, por meio de ações práticas que envolvam a mobilização de recursos de escrita e de submissão de projetos.
Espera-se assim, que agentes e organizações possam conhecer e/ou aprimorar suas habilidades no desenvolvimento de projetos culturais, por meio do acesso a editais e leis de incentivo à cultura, além de ampliar o número de captadores e de recursos, de forma a contribuir para a geração de perspectivas de sustentabilidade para as iniciativas artístico-culturais as quais realizam.
Ao todo 30 grupos, coletivos e gestores de organizações culturais das cidades de Bela Vista de Minas, Carbonita, Contagem, Itaúna, João Monlevade, Juiz de Fora e Sabará, em Minas Gerais, participarão desse processo entre junho de 2025 e maio de 2026.
* O Cultiva faz parte do “Programa de Fortalecimento: mobilização, cultura e patrimônio”, projeto número LEIC:CA:2018.13609.0237, patrocinado pela Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Ciclo 1
Bela Vista de Minas, Carbonita, João Monlevade, Juiz de Fora
● Inscrições: ENCERRADAS
● Chamada pública: acesse aqui
● Resultado preliminar: acesse aqui
Ciclo 2
Contagem, Itaúna, Sabará
● Inscrições: A PARTIR DE 22 DE AGOSTO.
Cronograma da Formação

Materiais didáticos
Em breve.