Ao longo de três décadas de atuação, a AIC acumula mais de 30 prêmios, nacionais e internacionais, concedidos por organizações como ONU Cidades, Unicef e Unesco.

A AIC integra o banco de Melhores Práticas em Inovação Social da América Latina e Caribe da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas – Cepal/ONU e Fundação W. K. Kellogg.

Também somos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como referência em produção de conteúdos locais na América Latina. Além disso, contamos com a chancela do Unicef e com o Reconocimiento UNIAL, que atesta a excelência no desenvolvimento de metodologias e é concedida pelo consórcio UNIAL – Universo Audiovisual del Niño Latinoamericano, constituído por instituições de pesquisa e universidades de diversos países da América Latina.

Os variados prêmios e o expressivo reconhecimento revelam a dedicação e o engajamento na realização de nossos projetos, bem como a excelência do trabalho realizado pela instituição. Navegue pelos prêmios abaixo e descubra um pouquinho mais da nossa história.

Festival Internacional de Vídeo Jovem pela Paz

1999

Logo no começo de sua história, a AIC foi a vencedora do Festival Internacional de Vídeo Jovem pela Paz (Holanda), com um vídeo produzido em oficinas de educação midiática realizadas em uma escola pública de Belo Horizonte.

Prêmio Nacional Direitos Humanos

2003

A AIC recebeu o Prêmio Nacional Direitos Humanos, conferido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria Imprensa.

Prêmio Marketing Best de Responsabilidade Social

2004

Premiação conferida pela Academia Brasileira de Marketing a iniciativas inovadoras e multisetoriais de promoção da responsabilidade social.
Também em 2004 fomos agraciados com prêmios nacionais de inclusão digital conferidos pela Telemar e pelo governo federal.

Prêmio Itaú-Unicef

2005

Uma das mais importantes premiações em reconhecimento ao trabalho educativo desenvolvido por instituições do terceiro setor no Brasil, o Prêmio Itaú-Unicef visa identificar, estimular e dar visibilidade a projetos realizados por organizações da sociedade civil que contribuam para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2005, a AIC foi uma das entidades agraciadas por tal reconhecimento.

Prêmio Global de Excelência de Práticas para a Melhoria da Qualidade de Vida

2007

Realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocinado pelo governo do Emirado de Dubai, o Prêmio Global de Excelência de Práticas para a Melhoria da Qualidade de Vida, popularmente conhecido como Prêmio Dubai, é conferido por um comitê internacional e premia as organizações e iniciativas com os mais relevantes impactos na promoção do desenvolvimento humano.

Prêmio Finep de Inovação

2008

Produtos, processos, metodologias ou serviços novos, que promovam soluções inovadoras. É isso que o Prêmio Finep visa reconhecer e divulgar. No ano de 2008, a AIC recebeu o Prêmio Finep/Regional Sudeste, na categoria Tecnologia Social.

Prêmio Pontos de Mídias Livres

2008

Realizada pelo Ministério da Cultura, a premiação reconhece iniciativas nacionais e regionais de comunicação que desenvolvem ações de comunicação compartilhada e participativa. A AIC foi uma das entidades contempladas na categoria Local/Estadual.

Mejores Prácticas en Políticas y Programas de Juventud en América Latina y el Caribe

2008

Oferecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o prêmio visa a distinguir as mais bem sucedidas práticas em políticas juvenis desenvolvidas na América Latina e no Caribe.

Loucos pela Diversidade

2009

Por seu trabalho no campo da saúde mental, em 2009 a AIC conquistou o prêmio Loucos pela Diversidade, concedido pelo Ministério da Cultura.

Prêmio Aberje

2011

Com o objetivo de promover e divulgar os esforços e iniciativas na área da comunicação corporativa, o prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) é um dos mais importantes do setor. Em 2011, a AIC foi agraciada, em conjunto com a Vale, na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais / Regional Minas Gerais e Centro Oeste, com o projeto Estação da Música Jovem.

Prêmio Aberje

2012

Em 2012, o projeto Cidadania nos Trilhos, realizado pela Vale e desenvolvido pela AIC, recebeu a premiação na categoria Programas, Projetos e Ações Culturais / Regional Minas Gerais e Centro Oeste.

logo abrig

Prêmio Abrig

2020

Em 2020, o Programa Integrar contra a Covid-19, realizado pela Kinross e desenvolvido pela AIC, foi contemplado em primeiro lugar por prêmio concedido pela Abrig, na categoria Melhores Iniciativas de Responsabilidade Social.

prêmio proteção brasil

Prêmio Proteção Brasil

2021

A Revista Proteção reconheceu o Programa Integrar contra a Covid-19 com Ouro na categoria Ações de SST Junto à Comunidade, do Prêmio Proteção Brasil 2021. O programa foi realizado pela Kinross, com execução da AIC.