Intercambiar experiências, refletir sobre práticas cotidianas e sistematizar aprendizados são gestos essenciais para a produção de conhecimentos em torno da construção da cidadania, em suas múltiplas possibilidades. É esse pensamento que move nossa participação em espaços variados de partilha, nos quais temos a oportunidade de apresentar os trabalhos que desenvolvemos e tecer conexões com outras iniciativas.  

No último ano, estivemos em eventos promovidos por setores acadêmicos, da sociedade civil e da iniciativa privada. Conheça algumas dessas participações:  

 XV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas  

Dois artigos científicos produzidos a muitas mãos pela equipe da AIC foram apresentados, em junho, no GT Relações Públicas, Política e Sociedade do congresso realizado pela Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas.  

O artigo Mobilizar sem aglomerar: desafios e invenções da educação para a cidadania na pandemia trata algumas de nossas estratégias de mobilização social no período de isolamento social. O texto passeia pelos projetos Educação Inclusiva, Inclusive Luísa e Faz Diferença para dizer de alguns desafios e descobertas do salto para o mundo virtual. As autoras são Rafaela Lima, Danusa Tederiche, Isabelle Chagas, Jéssica Caldeira, Luísa Camargos e Kênia Chagas.  

Já o artigo Periferia Viva: formação e mobilização de públicos pelo enfrentamento aos efeitos da pandemia aborda o trabalho desenvolvido pela rede para coletivizar os graves problemas sociais das comunidades vulneráveis durante a emergência sanitária, bem como para articular os esforços já em curso nas quebradas. A autoria é de Raissa Fernandes, Emanuela São Pedro e Nathália Vargens.

Jornadas de Comunicación 2021  

Também em junho, uma análise da mobilização e desmobilização de públicos durante a pandemia, a partir de estudo de caso da rede Periferia Viva, atravessou fronteiras por meio do evento promovido pela Universidad de Costa Rica, com o tema Reconfiguraciones organizacionales en contexto de pandemia: una mirada desde la comunicación. As integrantes da AIC Rafaela Lima, Nathália Vargens e Emanuela São Pedro, junto aos colegas Márcio Simeone e Laura Pimenta, da UFMG, compuseram o painel Pandemia de Covid-19: movilización social entre las fuerzas de erupción y disrupción de los públicos.  

Festival Verbo Gentileza  

Na atuação junto a grupos e coletivos da sociedade civil, formamos uma ampla rede junto a iniciativas que propõe respostas inventivas para questões identificadas em diversas áreas. A fim de compartilhar alguns dos aprendizados dessa caminhada, nossa coordenadora de projetos Emanuela São Pedro participou, em setembro, da mesa de conversa Inovação social no terceiro setor, promovida pelo Festival Verbo Gentileza, do projeto homônimo.  

VII Congresso Internacional sobre Culturas  

Nos últimos anos, os caminhos percorridos pela AIC no trabalho sobre patrimônios imateriais, culturas locais e educação patrimonial geraram aprendizados diversos. Nesse sentido, produções e experiências construídas entre 2019 e 2021 no programa Conexão Comunidade foram contadas por Camila Barone, Eveline Xavier, Gabriela Meireles, Jéssica Kawaguiski Rodrigues e Raissa Fernandes em congresso promovido pela plataforma digital Culturas.CC.  

No primeiro dia, foram apresentados dois produtos culturais frutos do programa: o site e um kit de produtos impressos. Ambos são resultados de dinâmicas criativas de produção de saberes sobre as identidades e as tradições dos territórios e fomentam a valorização das expressões locais junto ao público juvenil.  

No segundo dia, o trabalho Se esse patrimônio fosse meu: criação colaborativa como caminho de auto investigação foi apresentado no grupo de trabalho Cultura, Comunicação, Artes, Sensibilidade e Saberes Populares. Seu objetivo foi mostrar como o Conexão Comunidade se configurou para fomentar movimentos de investigação autônomos por parte de estudantes e professores a respeito de suas memórias, territórios e identidades. Também abordou as problematizações decorrentes desse trabalho. 

Deseja criar conosco? 
Mande uma mensagem! 

AIC@AIC.ORG.BR 
(31) 3217-7600