A sociedade civil organizada tem um importante papel. Está em constante interlocução com os territórios e consegue alcançar as comunidades mais vulneráveis, além de apresentar uma potente e inovadora capacidade para identificar e lidar com problemas que assolam a coletividade. É por isso que uma democracia sólida e participativa só é possível com uma sociedade civil fortalecida.
Consciente da importância estratégica desse setor, a AIC vem apostando, ao longo de sua história, em iniciativas de fortalecimento desses agentes, que possuem uma relevância não apenas local e territorial, mas também de incidência na concepção e implementação de políticas públicas.
Durante nossas três décadas de trabalho, experimentamos e aperfeiçoamos metodologias e implantamos ações integradas de promoção do desenvolvimento institucional e do incremento da comunicação de empreendimentos comunitários e coletivos. Confira abaixo alguns de nossos projetos de fortalecimento da sociedade civil, dentre dezenas de outras iniciativas já realizadas na área.

Ações

em todo o país.

616.355

Pessoas constituíram nosso público direto no último ano.

4.700

PESSOAS FORAM ATINGIDAS INDIRETAMENTE NO ÚLTIMO ANO.

Parcerias construídas na área

Métodos e saberes mobilizados

Palavra conjunta

Como é trabalhar junto da AIC?

Madu Santos

Associação Cultural Odum Orixás | Kitandu

Essa parceria com a AIC nos diz muito do que a gente busca nas estradas e ladeiras que percorremos. Além da integridade de todas as pessoas que ali trabalham, tem também seriedade, carinho e zelo que nos é dado — não só enquanto associação cultural, mas também enquanto pessoa, nas minhas várias etapas de vida. É um grupo que valoriza vidas, com o qual é sempre possível contar. Fico muito feliz e muito honrada de ver as transformações. Sucesso! Desejo longa caminhada para a AIC! Grande abraço!

Mariana Pedroza

Fundação Vale

A Fundação Vale e a AIC têm uma parceria de anos na execução de projetos sociais em Educação. Ao longo dessa nossa trajetória, a equipe da AIC vem promovendo trocas potentes e propostas qualificadas aos desafios que encontramos nos municípios em que atuamos. Cada projeto conta a nossa história, e a AIC é parte dela!

Lucas Evencio

PlugMinas | Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

A AIC tem um trabalho muito bom. Há uma integração entre os propósitos de atuação importantes, que facilita no diálogo com as equipes e o surgimento de novas propostas e ideias. A AIC é uma instituição com alto potencial agregador, que se dispõe às mudanças necessárias e se adapta às realidades diversas, sem abrir mão de seus valores e ideais.

Juarez Dayrell

Faculdade de Educação - UFMG | Observatório da Juventude

Conheço a AIC desde o seu nascimento, mas a gente vem trabalhando em parceria desde o final dos anos 1990, principalmente quando atuamos juntos no Centro Cultural UFMG. Desde então, vimos construindo uma parceria muito frutífera, em que a gente apoia e é apoiado pela AIC, que ao longo desses anos todos demonstrou sempre uma coerência impressionante, um trabalho totalmente voltado para a comunicação comunitária, num apoio forte e muito presente aos movimentos sociais e, em especial, aos movimentos juvenis. Sempre que precisamos, tivemos as portas abertas, numa atuação muito parceira, acolhedora e fraterna. Isso faz com que a AIC se constitua como uma das ONGs que eu mais respeito em Belo Horizonte. Que tenha vida longa e que continue com essa presteza, apoio e contribuição de fato para a luta contra as desigualdades sociais e pela superação das injustiças sociais. Contamos sempre com vocês para que sigamos nessa luta juntos. Beijos a todos!

Alga Marina

Fórum das Juventudes da Grande BH

Recebemos o convite para falar sobre a parceria do Fórum das Juventudes com a AIC e nos atrasamos para entregar o depoimento. Mas isso nada tem a ver com falta de consideração. É que nós moramos com a AIC e a convivência gera uma intimidade que permite que a gente cometa certas falhas. Enfim, graças à paciência de nossa parceira, enviamos nosso relato. Não há nada melhor para dizer da AIC do que isso: parceria intensa, afeto e solidariedade. Somos grates e sabemos da grande importância dela para o nosso trabalho e para a cidade.

Márcio Simeone Henriques

Departamento de Comunicação Social - UFMG | Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (MOBILIZA)

É um grande prazer trabalhar com a AIC. Na Universidade Federal de Minas Gerais, constituímos uma parceria, que já dura muitos anos, na realização de projetos de extensão e de ensino, integrados às nossas pesquisas, e de constante reflexão e aprimoramento. Isso é feito de forma colaborativa, envolvendo sempre grupos comunitários, coletivos, projetos sociais. A dedicação e o profissionalismo das equipes da AIC, a expertise acumulada ao longo dos anos e a visão profundamente social e inclusiva se juntam à criatividade, à abertura para a inovação e à acolhida sempre afetuosa. A energia sempre renovada das juventudes completa tudo isso, tornando a comunicação um processo central de geração de autonomia, produção de conhecimento e promoção de mudanças.

Avelin Buniacá Kambiwá

Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas

Trabalhar com a AIC, pra mim, enquanto mulher indígena, e pra nós, enquanto coletivo de pessoas indígenas e não indígenas, é como se a gente tivesse conseguido aumentar o nosso batalhão de resistência de guerreiros e guerreiras com uma força que não dá pra contar. A gente não domina as ferramentas da comunicação, do audiovisual e do design, mas é uma forma de comunicação que atinge e que a gente precisa ter. Vem da época das invasões essas coisa muito desigual, né? Do lado de quem quer nos destruir, tem armas de fogo e de destruição em massa, e a gente com arco e flecha, lança e os nossos maracás. Então, quando a gente reza e pede reforços, a AIC vem como um reforço, porque a gente precisa romper essa barreira da comunicação e se fazer ouvir, chegar. E a AIC faz esse caminho de ponte entre a nossa linguagem e a nossa forma de ver o mundo e a comunicação que chega até as pessoas do lado de lá, justamente para chamá-las pra somar também. Então eu acredito que é como se viessem outros povos de outros lugares falando: “Nós estamos lutando junto e vamos fortalecer também”. Essa é a minha sensação. Kuekaturete! Erecatu! [Muito obrigada! Avante!]

Carla Vimercate

Fundação Vale

A Fundação Vale trabalha com a AIC desde 2016 com projetos na área de Educação, envolvendo diversas temáticas, como educação inclusiva, mobilização comunitária e oficinas de TICs. Durante todo esse tempo, tivemos a oportunidade de trabalhar em dez municípios, em três estados diferentes, levando formação para diversos profissionais e jovens. A AIC é um parceiro que está sempre aberto a novos desafios e é flexível às mudanças que aparecem no caminho. É sempre um prazer poder trabalhar e trocar com essa equipe!

Ana Cunha

Kinross Paracatu

Realizar trabalhos de desenvolvimento territorial, como o Integrar Educação e o Integrar contra Covid, em territórios de mineração, com parceiros como a AIC, que compartilham de valores e propósitos muito alinhados aos nossos, é mais que uma parceria, é um encontro que nos motiva ainda mais nessa construção de um amanhã mais solidário, responsável e sustentável.

Rogério Coelho

Coletivoz Sarau de Periferia | Slam Clube da Luta

A minha ligação com a AIC vem desde muito tempo. O Coletivoz participou da Agência de Comunicação Solidária em 2009, o que nos ajudou bastante a entender sobre a comunicação do coletivo nas periferias. Foi muito importante pra gente descobrir estratégias e mecanismos que funcionam mais do que as mídias convencionais. É muito especial esse apoio estratégico da AIC… Também a ligação com o Programa Rede Jovem de Cidadania foi fundamental na difusão do Coletivoz. Além disso, há a conexão com vários outros coletivos que a gente foi conhecendo ao longo do tempo por intermédio da AIC e isso foi se fortalecendo. Estivemos juntos também no Plug Minas. São inúmeras ações em parceria, sempre com trocas muito boas e frutíferas. A AIC está sempre de portas abertas e nossa relação é de muito afeto.

Deseja criar conosco? Mande uma mensagem!

via e-mail

aic@aic.org.br

via telefone

(31) 3217-7600

Assine a nossa Newsletter!