Nascemos como uma instituição voltada à promoção do acesso público à comunicação. Nosso nome original destacava essa missão: Associação Imagem Comunitária – Grupo de Pesquisa e Experimentação em Mídias de Acesso Público.

Ao longo de uma trajetória de quase três décadas, a promoção do direito à comunicação conectou a AIC a variadas outras causas de interesse público e a inúmeras mobilizações. Além disso, nosso grupo cresceu e se diversificou. Centenas de pessoas já atuaram nos projetos realizados pela entidade. Milhares de pessoas e centenas de grupos, coletivos e entidades de promoção da cidadania, além de organizações públicas e da iniciativa privada, também se tornaram parte dos fazeres e dos saberes de nossa entidade.

Dessa forma, a AIC foi se transformando. Desenvolvimento humano e educação se tornaram áreas de interesse direto das ações realizadas. A atuação em comunicação, originalmente muito relacionada à produção midiática, passou a envolver um trabalho também voltado ao fortalecimento da comunicação estratégica das iniciativas comunitárias e pró direitos humanos.

Em 2020, esse processo de transformações culmina em uma nova identidade, que mantém, atualiza ao contexto contemporâneo e amplia a vocação da AIC. Nascemos para promover o acesso público à comunicação. Hoje, afirmamos que nosso papel é promover o acesso público às mais variadas oportunidades de construção da cidadania.

Para expressar isso de forma contundente, achamos importante recriar nosso próprio nome. Assim, agora somos AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs. Nas três novas palavras escolhidas para nos nomear, expressamos nosso propósito institucional. Somos uma instituição que articula, constrói e fortalece ações voltadas à promoção da cidadania.

valores

Os conceitos que nos norteiam diariamente

Cidadania

Diálogo

Cooperação

Afeto

Criatividade

Princípios Metodológicos

Os conceitos que norteiam as nossa soluções

Interação

Colaboração

Invenção

Experimentação

Democratização

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