Em 2024, o projeto Cidadania nos trilhos: teatro, memória e promoção da vida realizou um circuito teatral com apresentações, cortejos cênicos e oficinas artísticas, visando à reflexão, à formação e ao engajamento de estudantes e educadores de escolas públicas e instituições educativo-culturais, sem fins lucrativos, em temas ligados ao patrimônio cultural, à memória ferroviária e à promoção da vida, na relação entre comunidades e linhas férreas. 

Participaram escolas públicas dos municípios: Betim, Itaúna, Uberaba, Bambuí, em Minas Gerais, e Brumado, na Bahia, voltado para estudantes de 6 a 10 anos e de 11 a 14 anos.   

As performances cênicas abordaram o tema Trem da memória e da vida, com base em canções e memórias afetivas, associadas a elementos fundamentais da cultura nacional, a importância das linhas férreas e dos profissionais ferroviários na história brasileira e na promoção do desenvolvimento do país, de norte a sul. Também terá esquetes com situações cotidianas de convívio com a linha férrea, abordando riscos e cuidados a serem tomados para a proteção da vida. 

As apresentações foram realizadas para os públicos de 10 escolas e foram desenvolvidas pela Companhia Teatral Pé de Moleque.  

Como nos anos anteriores, o projeto contou com o patrocínio da VLI Logística, por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.