Que 2020 foi um ano atípico, complexo e desafiador, nós não tentamos negar. Não teve serão nem mutirão de limpeza em nossa sede, nem fim de expediente que acaba em samba, forró ou botecoNão pudemos nos achegar nos territórios onde aprendemos tanto fazendo junto com as comunidadesNão teve a Festa do Saci em 31 de outubro, nosso mais autêntico SacilloweenAs já tradicionais viagens a trabalho para o Tocantins, Vale do Jequitinhonha ou interior de Pernambuco ficaram faltantes. A hora do café da tarde, com prosa na cozinha e disputa pelo pão doce, então, nem se fala! 

Saudade aqui é mato – mas teve um bocado de coisa bonita acontecendo também. Vários novos projetos ganharam o mundo e outros tantos se reinventaram para os tempos de quarentenaLançamos a campanha Faz Diferença, o projeto Inclusive Luísa e nossos Comitês Institucionais, enquanto os esforços para fazer frente à crise do novo coronavírus se multiplicavam: nascia a força-tarefa Periferia Viva e a campanha Comunidade Viva sem Fome, enquanto em Paracatu o Programa Integrar Contra a Covid-19 tomava corpo. 

Nos projetos Conexão Comunidade, Desembola na Ideia, Cidadania Criativa, Educação Inclusiva e Agência de Comunicação Solidária, arregaçamos as mangas e ativamos as webcams para construir juntas e juntos soluções coletivas. Foi reunião virtual que não acaba maiscom resultados que nos enchem de satisfação e o sentimento de dever cumprido: cursos à distância, livespublicações diversas, intervenções artísticas, diagnósticos colaborativos e novas proposições. 

Como a mineiridade pede, teve a hora do cafezinho improvisada para o mundo virtual – ainda que não seja a mesma coisa, sabemosTeve uma imersão em nossos saberes e fazeres, para potencializar ainda mais nossa atuaçãoTeve o lançamento de nossa nova marca, com identidade visual, site e redes sociais novinhos em folha e tudo o que a ocasião pedia (menos os abraços, esses ficaram pra depois). Afinal, não era pra menos: não é qualquer organização social que chega aos seus 27 anos firme em seus princípios e revitalizada em seus fazeres. 

Se iniciativa é nosso nome do meio, não é na pandemia que ela ia nos faltar – apesar dos trancos e barrancos que todas e todos enfrentamos nesses tempos. Mas já dizia a sabedoria popular que uma andorinha só não faz verão, e nada disso seria possível sem as pessoas e entidades parceiras que construíram diálogos e afetos conosco. Nosso muito obrigada a cada uma e a cada um que fortaleceu nossa caminhada neste ano! 

Para 2021, renovamos nosso desejo sempre vivo de que os encontros – esses que marcaram toda nossa trajetória até aqui – sejam significativos e repletos de generosidade, de escuta e cooperação. Esperamos seguir de mãos dadas, multiplicando trocas e tecendo redes para a transformação social e promoção da cidadania! 

Do dia 21 de dezembro ao dia 1º de janeiro, a AIC estará em recesso, funcionando apenas em regime de plantão. Nos vemos no próximo ano! Um feliz novo ciclo!