Se você for perguntar a cada pessoa que constrói o cotidiano de trabalho na AIC sobre um momento marcante que viveu com a gente em 2023, é bem provável que escute um tanto de resposta diferente. Talvez o Raique te conte sobre o lançamento da identidade visual colaborativa de um grupo, com direito a churrasco e o camisetaço. Talvez a Letícia lembre daquele pessoal que ficou com os olhinhos brilhando ao ver que conseguiu submeter seu primeiro projeto a um edital de cultura, e pode ser que a Karine queira falar sobre os encontros promovidos em Matozinhos, que mostraram que junto a gente anda melhor. 

A resposta da Juliana talvez tenha a ver com as oficinas com a criançada no Espírito Santo, e a Gal pode contar das aulas de zumba ou basquete lá no Morro do Papagaio. A Yasmin talvez escolha falar da emoção dos ferroviários aposentados na abertura de um espaço de memória, ao verem suas histórias contadas na exposição, enquanto Vitória pode descrever como a meninada de Santa Bárbara ocupou a cidade na realização de um evento. Também não é improvável que o Josué diga da mobilização de jovens em periferias de BH, e que a Cristina lembre de quando um grupo de Congado ou Folia de Reis viu a si mesmo na telona. 

A Kênia pode falar sobre aquele festival bonito que a juventude produziu lá no Morro das Pedras, e o Luiz pode relembrar o passeio ao Rio com a meninada de Mangaratiba e Itaguaí, num dia cheio de experiências novas para todo mundo. A Danusa provavelmente vai contar com orgulho dos caminhos que tem percorrido na invenção de um trabalho centrado na inclusão, e pode ser que o Fábio diga das professoras que criaram projetos inovadores de educação patrimonial em suas escolas. 

O certo é que cada uma das respostas vai carregar um pouquinho dos afetos e das conexões que movem nosso fazer cotidiano, junto de gente que, como a gente, resolve mudar para melhor um pouco do que vê à sua volta. Isso sem dizer dos laços que tecemos da porta pra dentro, em cada reunião, viagem, imersão, oficina, sarau, bolinho de aniversário e, por que não dizer, cerveja de fim de expediente. 

Para fechar 2023 – o ano do nosso Trintou! – e saudar o novo ciclo que se aproxima, nada melhor do que lembrar de tudo isso que faz de nós uma Agência de Iniciativas Cidadãs, uma organização que potencializa e promove as mais diversas ações coletivas em prol de um futuro mais justo e pleno para todo mundo. Que 2024 e os próximos 30, 40, infinitos anos de AIC sejam polvilhados desses afetos, desses pequenos brilhos que cintilam no nosso cotidiano e nos fazem sonhar mais e mais alto! 

Nosso muito obrigada a quem sonha com a gente e um feliz ano novo para todo mundo!