A produção radiofônica não é novidade para a AIC – desde nossa fundação, há quase três décadas, um sem-número de projetos envolveu criações nesta linguagem, com peças veiculadas sobretudo em rádios comunitárias. De receitas de culinária até radionovelas, muitas ideias já foram contadas por nós através das ondas sonoras. 

Essa história ganha mais um episódio com produções recentes desenvolvidas em três projetos: a campanha Faz Diferença1, o projeto Conexão Comunidade2 e o programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa3. Lançando mão de ferramentas compatíveis com o isolamento social – e aproveitando a onda de popularização dos áudios trazida pelos podcasts -, eles optaram por prosear à distância com seus públicos, seja pelo rádio ou por meios digitais. 

Podcast Faz Diferença

Foi nas plataformas de streaming que estreou, em agosto de 2020, a série de podcasts #FazDiferença, da campanha homônima. Publicados duas vezes por semana, os episódios aprofundaram discussões sobre a letalidade de adolescentes e jovens em Belo Horizonte, por meio da fala de 13 pessoas com experiência no assunto, seja através da militância, pesquisa ou profissão. No total, a série teve seis episódios, cada um deles voltado para um dos seis eixos da campanha – enxergar, perceber, humanizar, dialogar, somar e transformar. 

Isabelle Chagas, jornalista da AIC e produtora do podcast, conta que trazer a voz das pessoas entrevistadas teve o papel de sensibilizar participantes da campanha e ouvintes. Segundo ela, a experiência gerou retornos positivos do público e abriu as portas para o uso dessa linguagem.

Primeiro episódio da série de podcast #FazDiferença

Série Meu Quintal Patrimônio

série de Meu Quintal Patrimônio, do projeto Conexão Comunidade, leva ouvintes a viajarem por Araguari, Patrocínio, Arcos, Santa Luzia, Barra dos Coqueiros, Alagoinhas, Brumado e Cubatão. Na conversa com agentes culturais que trabalham diariamente para manter vivos os patrimônios locais, é possível conhecer um pouco da cultura dessas cidades.  

Entre fevereiro e março deste ano, os episódios foram veiculados em rádios parceiras de cada uma das localidades de execução do projeto. As produções também estão disponíveis no site do Conexão Comunidade

Programa Integrar Educação

Por fim, o programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19, realizado pela Kinross em parceria com a AIC, foi desenvolvido em Paracatu (MG). Foram ao ar 75 episódios – mais de 16 horas de programa -, com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação de Paracatu e quatro rádios locais. 

Último programa da série Integrar Educação Contra a Covid-19

Durante a produção, a equipe teve a oportunidade de estar em contato com a comunidade escolar, em especial, mas não só ela. A população estava sempre convidada a participar dos quadros interativos do programa, enviando recados, pedindo músicas ou sugerindo livros, por exemplo. 

“A gente pode ver que o contato com a comunidade escolar foi muito legal como uma forma de receber um retorno dos esforços que eram feitos por todo mundo ali para que os estudantes e as estudantes tivessem amparo nesse momento tão difícil para a educação, como foi 2020 e ainda segue sendo 2021”, conta Sarah Dutra, comunicadora e educadora da AIC que produziu o programa. 

1 A campanha Faz Diferença nasceu do encontro entre a AIC e a Comissão de Prevenção à Letalidade de Adolescentes e Jovens, do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte. 

2 O projeto Conexão Comunidade – Rede de agentes comunitários pelo fortalecimento do patrimônio imaterial e de culturas locais (número de Pronac: 190340), é executado pela AIC, patrocinado pela VLI e realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

3 O Programa Integrar contra a Covid-19: Força-tarefa é realizado pela Kinross e executado pela AIC.