O Conexão Comunidade é um amplo programa de educação e cultura que promove atividades formativas e criativas em arte, comunicação, mobilização e educação patrimonial, com o objetivo de valorizar, fortalecer e difundir o patrimônio cultural local. As ações são realizadas junto a diferentes públicos dos territórios de abrangência da VLI no Brasil – estudantes, agentes culturais, educadores, entre outros – e têm como princípios metodológicos o estímulo ao protagonismo de quem participa, a valorização e multiplicação de boas práticas locais, o fomento a ações de fruição e prática cultural e o fortalecimento da memória comunitária. 

O projeto é realizado desde 2017, sempre em parceria e com patrocínio da VLI Logística, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Público

Jovens, crianças, agentes comunitários e educadores em estados de todo o Brasil: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins. As ações formativas já envolveram um público de pelo menos dez mil pessoas, e milhares também foram alcançadas com os materiais e publicações produzidos e atividades e eventos comunitários. 

Ações realizadas

Confira a seguir as principais ações empreendidas.

Fortalecimento de agentes culturais

Um amplo leque de oficinas de comunicação, cidadania e educação patrimonial é oferecido nos territórios para fortalecer o trabalho dos agentes culturais, que também recebem atendimentos em comunicação para seus grupos. 

EDUCOMUNICAÇÃO

Formações realizadas junto a escolas, grupos comunitários e coletivos juvenis em torno dos patrimônios culturais locais articulam técnicas de design colaborativo, metodologias de aprendizagem ativa e criação midiática colaborativa em linguagens diversas 

Educação patrimonial

Atividades de educação para o patrimônio são oferecidas a estudantes e educadores da rede pública de ensino, que realizam projetos locais e multiplicam os saberes junto a suas turmas.

AÇÕES COMUNITÁRIAS

São realizadas intervenções positivas nas comunidades, voltadas à dinamização cultural e à promoção do bem-viver em parceria com estudantes, educadores e agentes culturais. São realizados também eventos e encontros que promovem o compartilhamento do que é criado nas demais frentes do programa.  

Parcerias

Galeria