Como horizontalizar a construção de políticas institucionais, trazendo a equipe de uma organização para ser parte do processo? Em uma tentativa de responder a essa pergunta, foram criados, em meados de 2019, nossos Comitês de Políticas Institucionais, caracterizados como instâncias participativas e abertas a toda a equipe. Ninguém melhor para incidir sobre o funcionamento de uma instituição, afinal, do que quem constrói seu cotidiano. 

São quatro Comitês que se organizam de modo autônomo por meio de reuniões periódicas, tratando em coletivo de questões estruturais da AIC: Desenvolvimento Institucional, Comunicação, Incidência Política e Metodologias. O ano de 2020, marcado pela imersão em nossos fazeres, saberes e identidade, foi também um momento intenso de trabalho em cada um dos Comitês. 

Comitê de Desenvolvimento Institucional orientou sua ação por meio de três Grupos de Trabalho (GTs), responsáveis por questões que dizem respeito à gestão e sustentabilidade da organização – os GTs de InfraestruturaGestão de projetos e mobilização de recursos e Gestão de parcerias.  Já no Comitê de Comunicação, o desafio era claro: planejar, executar e monitorar tudo o que envolvia a criação e o lançamento da nova marca da AIC. Assim, estiveram em seu radar identidade visual, criação de site e peças gráficas, revitalização de redes sociais e esforços de relações públicas. 

A proposta do Comitê de Incidência Política, por sua vez, foi realizar formações temáticas internas em torno de temas relevantes para a atuação da AIC. Nesse sentido, foram promovidas, em 2020, três conferências online com convidadas especiais, precedidas de encontros preparatórios e trocas entre a equipe. O tema de Direitos Humanos foi abordado pela prof. Cláudia Mayorga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o de Branquitude ficou por conta da prof. Andrea Guerra, também da UFMG. Já Interseccionalidade foi o assunto da conferência com a pesquisadora Natalia Alves.  

Comitê de Metodologias, por fim, ficou responsável por sistematizar e zelar pelos princípios metodológicos da AIC, monitorar e avaliar práticas, além de se constituir como espaço de experimentação metodológica e formação continuada da equipe.  No escopo de sua atuação, foi elaborado o manual de princípios metodológicos da AIC e realizaram-se encontros formativos em torno de temas como storytelling, contação e memória, nomeação e mecanismos de monitoramento e avaliação. 

Construir processos, diálogos e políticas de uma organização é uma tarefa contínua de experimentação e compartilhamento. Por aqui, seguimos no esforço de que ela seja colaborativa e democrática, refletindo os anseios de quem caminha conosco.