Criar junto é bom, mas pode ser um grande desafio, se levarmos em conta a complexibilidade que é unir diferentes ideais num objetivo comum. Quando se trata de comunicação de organizações sociais, essa tarefa se torna a missão que mobiliza o AIC Lab,  nosso laboratório de criar e experimentar junto.  

No compromisso de fortalecer a comunicação de diversos grupos e coletivos, além de promovermos atendimentos e formações em comunicação, desenvolvimento institucional e articulação de redes, pensamos também em metodologias colaborativas que podem ser adaptadas à realidade da nossa rede. Com a participação ativa de quem está na lida diária desses grupos e coletivos, conseguimos pensar uma comunicação visual representativa e planejada, direcionada ao fortalecimento desses coletivos e de seus membros. 

Para que isso seja possível, estamos sempre inventando metodologias e ferramentas capazes de criar um ambiente de diálogo e de construção coletiva. Uma delas é o design colaborativo, metodologia que usamos desde 2012 para a concepção e criação de processos visuais coletivos.   

Agora, 10 anos depois, entra em cena o Bora! Jogo do Design Colaborativo, ferramenta metodológica cuidadosamente elaborada para facilitar processos de criação visual de forma colaborativa. Especialmente pensado para organizações da sociedade civil, grupos e coletivos, o Bora! cria um ambiente onde seus membros têm a oportunidade de discutir sobre sua identidade e as referências visuais que refletem seus valores e práticas.  

A lição que aprendemos com essa experiência é que a colaboração pode ser a chave para criação e fazeres mobilizadores!

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1).