Ao longo dos quase 30 anos da AIC, trabalhamos incansavelmente pela cidadania ativa e pelo desenvolvimento humano. Sabemos que o Brasil com que sonhamos – e pelo qual lutamos – só é possível em uma democracia: com direitos, dignidade, respeito e liberdade para todos e todas; valorizando o diálogo, a diversidade e a autonomia dos sujeitos, sem deixar ninguém para trás.

Por isso, não podemos nos calar diante do fascismo e suas marcas perversas: a intolerância, a mentira, a disseminação do ódio, a violência assumindo o lugar do debate.

No pleito presidencial, os ataques às dimensões básicas da cidadania são representados pelo candidato à reeleição, cuja permanência no poder ameaça frontalmente a democracia e, com isso, tudo aquilo em que acreditamos e o que vimos construindo em nossa história.

A AIC é uma organização apartidária, mas temos lado: somos pela democracia, pela justiça social e pelos direitos humanos. Por isso, é imperativo manifestarmos nosso apoio ao candidato Lula. Temos a certeza de que esse é o único caminho possível para quem, como nós, preza pelos valores democráticos.

Seguimos na defesa intransigente da pluralidade e da inclusão, construindo cotidianamente a cidadania e acreditando que essa construção só é possível com a participação popular.