Conheça nossas áreas de atuação
Identidade: conjunto de características particulares capaz de diferenciar pessoa ou coisa de outra. No AIC Lab, em nossa busca constante pelo fortalecimento de grupos e coletivos sociais que atuam pela promoção da cidadania, desenvolvemos uma série de metodologias voltadas à criação colaborativa de sistemas de identidades visuais. Nesse processo, os grupos são provocados a pensar sobre o que os torna únicos e qual imagem querem passar para o mundo.
A metodologia utilizada por nós no processo de construção coletiva de identidades visuais é fruto do amadurecimento de algumas experiências construídas pela AIC, no âmbito de vários projetos, principalmente a antecessora do AIC Lab, a ACS – Agência de Comunicação Solidária. Agora, buscamos sistematizar essas experiências por meio de uma nova ferramenta, o jogo do design colaborativo popular1.
Identidade visual: o que é?
A identidade visual é a representação gráfica, composta por um conjunto de elementos visuais, que caracteriza uma iniciativa. Na maioria das vezes, ela é composta por uma marca, com texto escrito e representação visual, paleta de cor, tipografia e outros elementos. Assim, uma identidade visual funciona como uma espécie de assinatura digital, capaz de dar um “rosto” a iniciativa.
![versão reduzida da marca do pocim vivo](https://aic.org.br/uploads/2023/03/construcao-colaborativa-da-identidade-visual-do-pocim-vivo-5-1024x724.jpg)
![elementos ilustrativos da identidade visual do pocim vivo](https://aic.org.br/uploads/2023/03/construcao-colaborativa-da-identidade-visual-do-pocim-vivo-3-1024x724.jpg)
![elementos ilustrativos da identidade visual do pocim vivo](https://aic.org.br/uploads/2023/03/construcao-colaborativa-da-identidade-visual-do-pocim-vivo-4-1024x717.jpg)
Elementos da identidade visual do Pocim Vivo, grupo que buscava restaurar e ocupar uma área verde na região do Aglomerado da Serra, em BH.
Por que meu grupo deve ter uma identidade visual sistematizada?
Já entendemos que a identidade visual é uma representação gráfica de uma marca. Agora, vamos destacar a importância de tê-la em uma iniciativa social.
É preciso ter em mente que uma identidade visual representativa e consistente pode ajudar uma iniciativa social a transmitir seus valores e causas. Para um grupo que luta por causas socioambientais, uma marca construída com base em seus valores e ações, que exprime sua identidade por meio de símbolos conectados a sua causa, pode atrair mais pessoas que se identificam com suas questões do que um marca construída de modo genérico, sem levar em conta a história do grupo, seu contexto de atuação ou os valores que o movem.
Assim, na busca por metodologias que fortaleçam as iniciativas sociais, o jogo do design colaborativo busca ampliar o processo de criação conjunta de uma marca. Com ele, queremos facilitar o diálogo entre os membros do grupo e co-construir um repertório compartilhado. Dessa forma, as pessoas podem refletir sobre a representação visual de sua iniciativa.
¹ A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1)
Quer saber mais sobre a criação colaborativa de identidades visuais?
Conheça o caso do Pocim Vivo, atendimento realizado pela ACS – Agência de Comunicação Solidária.
Posts
relacionados
![três mulheres particpam de conversa sobre audioetal, sentadas em torno de uma mesa ao ar livre com papeis e post-its](https://aic.org.br/uploads/2024/05/audioetal-raizes-da-gente-255x192.jpeg)
Audioetal da AIC é certificado como tecnologia social pela Fundação BB; ferramenta une oralidade e democratização do acesso a editais
![capa relatório de atividades 2023 aic](https://aic.org.br/uploads/2024/04/capa-relatorio-de-atividades-2023-aic-255x192.png)
AIC publica Relatório de Atividades 2023
![](https://aic.org.br/uploads/2020/09/0028_D_Rede-de-Comunicadores-do-Vale-do-Jequitinhonha15-255x192.jpg)
Conheça 7 mecanismos federais de incentivo fiscal
![capa do livro Todo mundo cabe no mundo de Luísa, de autoria de Luísa Camargos](https://aic.org.br/uploads/2024/03/todo-mundo-cabe-no-mundo-de-luisa-de-autoria-de-luisa-camargos-1-255x192.png)
Todo mundo cabe no mundo de Luísa: escrevendo a autobiografia da primeira RP com Síndrome de Down do Brasil
![jovens negras participam de atividade coletiva](https://aic.org.br/uploads/2024/03/atividasdes-de-projeto-de-vida-para-jovens-255x192.jpg)
Projetos de vida: 3 atividades para trabalhar na escola
![quintal das marias se apresenta na mostra mobiliza cultura, do raízes da gente](https://aic.org.br/uploads/2024/02/mostra-mobiliza-cultura-raizes-da-gente-255x192.jpg)
Raízes da Gente e o fortalecimento do patrimônio cultural de Matozinhos
![pessoas enfileiradas participam de processo de mediação](https://aic.org.br/uploads/2024/01/mediacao-de-processos-255x192.jpg)
4 dicas para colocar a mediação inventiva em prática
![frame do documentário práticas artíticas e juventudes motra alunos reunidos em pátio escolar em atividade de poesia](https://aic.org.br/uploads/2024/01/documentario-praticas-artisticas-e-juventudes-255x192.png)