Já não é segredo que o fazer colaborativo é um dos pilares do AIC Lab, nosso recém criado laboratório institucional, fruto do amadurecimento de dezenas de experiências construídas na AIC ao longo de décadas. Por meio do fazer colaborativo, experimentar metodologias para fortalecer grupos comunitários e coletivos através da comunicação vem sendo a missão do laboratório. Dia a dia, buscamos desenvolver estratégias e criar ferramentas de diálogo que possam ser usadas durante nossos atendimentos aos grupos e que também sejam apropriadas por outros coletivos e profissionais que atuam com processos de comunicação para mobilização social.  

Em outubro desse ano, iniciamos um projeto1 voltado ao desenvolvimento de uma nova ferramenta interativa para complementar o fluxo metodológico de uma prática utilizada há bastante tempo por aqui: o design colaborativo

Essa metodologia, que convida diferentes públicos ao exercício da criação coletiva, vem repertoriando diferentes processos e atendimentos realizados pela AIC, desde 2012. O design colaborativo pode ser aplicado em diversos processos, sejam eles comunicacionais ou não. No caso do AIC Lab, a prática é usada principalmente para criações colaborativas de sistemas de identidades visuais, mas também para ações de mobilização, campanhas, ambientação de espaços e outras proposições criativas. Para além das soluções construídas, o design colaborativo também se constitui como um instrumento efetivo de mobilização dos públicos envolvidos no processo. 

Durante os próximos meses, nossa equipe se dedicará à construção de uma ferramenta para complementar e otimizar esse processo de criação. Um passo importante dessa etapa inicial do projeto se deu na segunda quinzena de outubro, quando nos reunimos no quintal de nossa sede para uma imersão sobre design colaborativo junto à equipe da AIC. A proposta foi percorrer algumas das experiências e desafios que vimos acumulando ao longo desses 10 anos e trocar uma ideia sobre as potencialidades do design colaborativo.  

Ao final, contamos com contribuições de integrantes de vários projetos da AIC para pensarmos no formato e na usabilidade dessa ferramenta interativa. Em novembro, quando já tivermos começado a colocar a mão na massa, voltaremos aqui para compartilhar um pouco mais desse processo.  

¹ A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1) 

Quer saber mais sobre o design colaborativo? 

Leia o artigo e conheça as primeiras experiências realizadas pela AIC por meio da então ACS – Agência de Comunicação Solidária, hoje AIC Lab.