Como os temas da cultura e da memória ferroviária podem se conectar ao contexto escolar? Este desafio orientou a edição 2024 do Programa Conexão Comunidade, realizado pela AIC, em parceria com a VLI, em cinco municípios: Brumado (BA), Itaúna, Uberaba, Betim e Bambuí (MG).  

Para encerrar o ciclo, foram realizados eventos de culminância nos meses de novembro e dezembro de 2024. As celebrações destacaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, reforçando o objetivo do programa de valorizar a cultura local, promover a educação patrimonial e cultural e disseminar a segurança ferroviária. 

Criado em 2016 e executado pela AIC desde 2017, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Conexão Comunidade fortalece os processos educativos em escolas públicas de diversas cidades brasileiras. Em 2024, o programa impactou 30 escolas públicas e cerca de 15 mil pessoas. Em 2023, beneficiou 15 escolas, 160 professores, 16 mil membros da comunidade escolar e 100 agentes culturais. 

No ciclo 2024, o Conexão Comunidade também divulgou o Audioetal, uma metodologia desenvolvida pela AIC para simplificar os processos de inscrição em editais culturais. Por meio desta metodologia, as escolas puderam inscrever suas próprias iniciativas culturais. Para promover o Audioetal, o cortejo teatral visitou quase 30 escolas públicas de cinco municípios: Betim, Itaúna, Uberaba, Bambuí, em Minas Gerais, e Brumado, na Bahia. O público-alvo abrange estudantes de 6 a 10 anos e de 11 a 14 anos.   

Entre as diversas iniciativas inscritas, duas propostas por município foram selecionadas, e as escolas vencedoras receberam R$ 10 mil de investimento da VLI para viabilizar suas iniciativas. De acordo com a gerente do programa pela AIC, Lara Dornas, as instituições contempladas com o projeto se dedicaram com muito entusiasmo e superaram as expectativas. “Cada apresentação, seja em forma de teatro, dança, música, vídeos ou jogo, foi uma demonstração vibrante de criatividade e empenho. Mais do que os resultados, o que realmente valorizou-se foi o processo: o esforço coletivo, as descobertas e a união que fizeram cada etapa valer a pena”, destacou.  

Em Betim (MG), por exemplo, durante o evento de culminância das escolas municipais Aristides da Silva e Desembargador Souza Gomes, aconteceram apresentações teatrais e musicais, além de uma mostra interna com uma exposição artística sobre a riqueza da cultura indígena, a escola e d importância da preservação a história ferroviária do município. Para a diretora Ana Mércia Pereira, as atividades na Escola Aristides da Silva ajudaram os alunos a se sentirem reconhecidos. “Quando o estudante se sente valorizado ele quer buscar mais conhecimento, sendo muito importante para o seu crescimento como cidadão”, afirmou.  

Acesse os materiais produzidos na edição de 2024 e dos anos anteriores do Conexão Comunidade, que exploram mais sobre identidade, memória, patrimônio cultural e segurança nos trilhos.