É com muita felicidade que a AIC recebeu a certificação de Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura do Governo Federal. 

A certificação reconhece entidades que apoiam ou desenvolvem programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território. As iniciativas devem visar à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira. 

Nos últimos anos, temos nos conectado com diversos territórios por meio de projetos ligados aos patrimônios culturais. Realizamos processos de diagnóstico e mapeamento colaborativo de referências culturais locais, construímos espaços de memória e promovemos atividades formativas em arte, comunicação, sustentabilidade e educação patrimonial. As ações envolvem públicos diversificados, como estudantes, educadores, pessoas idosas, agentes e grupos culturais. 

Priorizamos sempre a construção coletiva e colaborativa, tendo como ponto de partida a relação afetiva dos sujeitos com os territórios e a horizontalidade entre os saberes. As atividades são moduladas acordo com os contextos e localidades em que atuamos e exploram diferentes linguagens artísticas e de comunicação. 

A certificação da AIC como Ponto de Memória chega para reconhecer e reforçar nosso compromisso com a salvaguarda dos patrimônios culturais brasileiros, bem como nossa aposta na cultura como motor de transformação positiva das comunidades. Nossos parabéns – e muito obrigada – às equipes e parceiros que vêm promovendo o fortalecimento da memória social conosco!  

Conheça mais sobre nossa atuação no campo da Cultura!