Você já imaginou como seria criar uma identidade visual de forma colaborativa, envolvendo diferentes visões em um mesmo processo criativo? O BORA! Jogo do Design Colaborativo¹ é uma ferramenta metodológica que busca exatamente isso: construir e pensar visualmente em grupo.  

Neste jogo, a criação visual é mais do que apenas um resultado final: é um processo compartilhado e construído pelo coletivo. Nele, a metodologia do design colaborativo se torna uma ferramenta para estimular a participação dos grupos durante o desenvolvimento de seus projetos gráficos.  

Colaboração para construir, compartilhar e decidir 

O que move o design colaborativo é o fazer junto. Todas as pessoas em um grupo têm voz e vez para opinar, compartilhar suas perspectivas e tomar decisões. E é nesse processo que a diversidade de ideias e experiências se torna uma força mobilizadora para a criação visual.  

Nessa lógica, o BORA! surge como uma ferramenta fundamental para facilitar os processos de criação. O jogo é composto por um conjunto de elementos: o Guia do Mediador, o Manual de Jogo, o Mapa de Identidade Visual e o Baralho. Este último é dividido em quatro fases:

  • FASE 1 – Mini Mundo: Nesse primeiro momento, o objetivo é construir coletivamente uma representação do grupo ou iniciativa a partir de perguntas que estimulem a reflexão. O exercício permite entender as principais características do grupo e os contextos em que atua, fornecendo um panorama fundamental para o restante do processo. 
  • FASE 2 – Painel Semântico: Na segunda fase, o grupo mobiliza referências estéticas e simbólicas que representam a essência e os valores da iniciativa. Essas referências serão a base para a construção da identidade visual, garantindo sua autenticidade e conexão com o propósito do grupo. 
  • FASE 3 – Repertoriação: A terceira fase tem como objetivo propiciar um momento de troca e reflexão sobre os princípios básicos da percepção visual, tais como cor, forma, composição, letra e preenchimento. Para isso, foram criados dois baralhos específicos: “REPERTORIAÇÃO A” e “REPERTORIAÇÃO B”, que ampliam as referências e repertórios dos participantes para a criação visual e conceitual do projeto. 
  • FASE 4 – Composição Gráfica: Na fase final, os participantes são incentivados a criar e compartilhar composições gráficas que representem visualmente o grupo, considerando todo o acúmulo de discussões e referências feitas nas fases anteriores. Essas composições servem como inspiração e referência para a criação da identidade visual do grupo ou projeto. 

A colaboração como base criativa 

Além de ser uma ferramenta criativa e inclusiva, o BORA!, ao promover a participação ativa grupo nas tomadas de decisões e geração de ideias, auxilia na construção de identidades visuais autênticas e realmente alinhadas com os valores e objetivos de um grupo ou iniciativa. Ele é um convite para fazer junto, unindo esforços e perspectivas para construir uma narrativa visual única. 

Conheça o AIC Lab!

Saiba mais sobre o laboratório de experimentação metodológica e fortalecimento da sociedade civil da AIC.

¹ A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1)