Imagine a cena: um cortejo cênico, conduzido por uma trupe teatral, dialogando com jovens, crianças e professores, que por meio de praticas educacionais, proporciona conhecimentos que valorizam o patrimônio, a cultura local e a segurança ferroviária. É assim no Projeto Cidadania nos trilhos: teatro, memória e promoção da vida,  integrante do Programa Conexão Comunidade, que vem chegando em nova edição! 

A iniciativa, criada em 2016, desde 2017 é realizada pela AIC-Agência de Iniciativas Cidadãs, em parceria e com o patrocínio da VLI Logística, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O objetivo é ampliar os processos educativos nas escolas públicas de diversas cidades brasileiras. Para o ciclo de 2024, lançado no final de junho, o programa desembarcará em cinco novas cidades: Betim, Uberaba e Itaúna, em Minas Gerais; Brasília, no Distrito Federal; e Brumado, na Bahia.  

Cada uma das cidades ganhará um circuito de arte-educação, além de receber também informações sobre o projeto e conteúdos educativos sobre ferrovia e segurança nos trilhos. Inclusive, você pode acessar por aqui os materiais pedagógicos criados nas edições anteriores do Conexão Comunidade para estudantes do ensino fundamenta I e II descobrirem mais sobre identidade, memória, patrimônio cultural e segurança nos trilhos. 

No ciclo 2024, as atividades mobilizarão crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e educadores de seis escolas públicas de cada cidade, em um total de 30 escolas participantes do projeto. E olha que bacana: os professores também poderão inscrever projetos sobre a cultura local, pertencimento e patrimônio, em uma seleção que escolherá duas iniciativas por cidade para serem transformadas em projetos. As propostas selecionadas terão um investimento de R$ 10 mil, revertido em produtos e serviços para a produção e prática do projeto. 

Conexão Comunidade: um pouquinho de história

Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Milhares de jovens, crianças, agentes comunitários e educadores espalhados pelo Brasil já participaram das ações formativas, atividades e eventos comunitários promovidos pelo programa Conexão Comunidade, além de receberem materiais e publicações do projeto. A gerente do programa pela AIC, Lara Dornas, explica que o Conexão Comunidade atua no campo da cultura: “Isso significa que lidamos com as crenças, saberes e experiências de um povo, fundamentais para a construção de sua identidade. Além disso, o programa promove o resgate e a democratização da memória coletiva, capaz de contribuir para a constituição e para o fortalecimento de um grupo social”. 

Só em 2023 foram 15 escolas beneficiadas, 160 professores, 16 mil pessoas integrantes da comunidade escolar e 100 agentes culturais. O que sempre une todas as ações é o estímulo ao protagonismo de quem participa, a valorização e multiplicação de boas práticas locais, o fomento a ações de fruição e prática cultural e o fortalecimento da memória comunitária.