É com muito orgulho e satisfação que o Estação de Memórias de Divinópolis (MG) recebeu medalha de bronze na categoria Design de Impacto Social do BDA – Prêmio Brasileiro de Design 2023, caminhando lado a lado com diversas agências e projetos que fazem diferença pelo Brasil. A premiação é organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), com o objetivo de fomentar e fortalecer o mercado nacional de design. 

O Estação de Memórias é o primeiro programa de memoriais colaborativos da ferrovia no Brasil, desenvolvido pela parceria entre a AIC e a VLI. Com base em um extenso processo de pesquisa e resgate de memórias ferroviárias, a iniciativa constrói colaborativamente espaços expositivos que contam essas histórias de forma inovadora, interativa e inclusiva. 

Ao entrar na exposição de Divinópolis, o visitante se depara com uma cortina sensorial, composta por fitas coloridas carregadas de balas fictícias. Elas representam as balas que viajantes e maquinistas jogavam das janelas dos trens para as crianças que brincavam nos arredores da estação.  

Para aproximar o discurso historiográfico do público, são criadas ainda personagens que conduzem os visitantes nas ambiências do espaço. Além disso, a Estação de Memórias inclui histórias na gaveta, linha do tempo, varal de fotos, objetos históricos e muito mais. Acessibilidade também é uma premissa importante. Há versões acessíveis do conteúdo em QR Codes espalhados no espaço, como legenda, libras e audiodescrição para vídeos e relatos sonoros dos causos da gaveta de histórias.

Projetos da AIC são contemplados pelo segundo ano consecutivo 

Esse é o segundo ano consecutivo em que iniciativas desenvolvidas pela AIC são reconhecidas na categoria Design de Impacto Social do BDA. Em 2022, a medalha de prata foi para kits produzidos pelo Conexão Comunidade e pelo Programa de Educomunicação e Educação Patrimonial de Matozinhos.  

A visita virtual desse último projeto também foi vencedora de outro importante prêmio da área do design, o Design for a Better World Award.

Saiba mais sobre o expressivo reconhecimento que a AIC já recebeu em seus 30 anos! 

Foram mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como ONU Cidades, Unicef e Unesco.