Desde 2019, a AIC realiza o Estação de Memórias, uma iniciativa da VLI Logística que conta com o apoio das prefeituras municipais e se volta ao registro, à valorização e à disseminação da memória ferroviária de diferentes localidades do país.
Baseado no princípio da construção coletiva da memória social, o projeto parte da pesquisa, da mobilização no território e do mapeamento de referências para a construção de espaços expositivos em estações de trem, muitas delas hoje desativadas. Com isso, contribui para a preservação dos patrimônios históricos, artísticos e documentais relacionados à implantação das ferrovias no Brasil.
O Estação de Memórias iniciou-se em 2019, na estação ferroviária de Bernardo Monteiro, em Contagem (MG). Em 2021, esteve nas cidades de Matozinhos (MG) e Cachoeira (BA) e, em 2022, construiu projetos em Divinópolis (MG) e Três Rios (RJ). Em 2023, o projeto foi inaugurado nas cidades mineiras de Campos Altos, Uberaba, Araguari e Carmo do Cajuru. Em 2024, já foram inauguradas as estações de São João del-Rei e Tiradentes, também em Minas Gerais. Estão previstas para este ano as inaugurações de Santa Luzia (MG), Formiga (MG) e Mateus Leme (MG). As próximas cidades a ganharem espaços de memória são: Itaúna e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, Alagoinhas, na Bahia e Aguaí, em São Paulo.