Desde 2012, o design colaborativo faz parte de diferentes processos e atendimentos realizados pela AIC. Como fruto do amadurecimento dessas experiências vivenciadas em diferentes projetos, o Bora! – Jogo do Design Colaborativo, é o mais recente lançamento do AIC Lab e propõe facilitar o diálogo durante os processos de criação conjunta.  

O fazer colaborativo é um dos pilares do AIC Lab, por isso usamos metodologia não apenas para criações colaborativas de sistemas de identidades visuais, mas também em ações de mobilização, campanhas, ambientação de espaços e outras proposições criativas.  

Em outubro de 2022, demos início ao processo de desenvolvimento do jogo, a partir de uma imersão para entendermos as experiências e desafios nesses dez anos utilizando a metodologia.  

Colocamos a mão na massa, pensamos na estrutura do jogo e sua jogabilidade e testamos internamente as primeiras versões com algumas equipes da AIC. Após as rodadas de teste, demos início ao processo de seleção de grupos para criação colaborativa de identidades visuais através do audietal Marca Que Vem! Desse processo foram selecionados: Expo Abya Yala, Projeto Itamar, Projeto Ully, Manicoré e Românticos São Loucos.  

Ao todo, foram realizamos cinco encontros com cada um dos grupos e, nesse processo, trocamos ideia sobre causa, públicos e, a partir do jogo, pensamos juntos em referências para a criação da identidade visual.  

A partir desses encontros, os designers do AIC Lab se dedicaram nos últimos 5 meses a produzir as identidades visuais.  

projeto ully recebe identidade visual colaborativa construída pelo aic lab
Projeto Ully recebe identidade visual colaborativa criada junto ao AIC Lab.

Agora, estamos nesse pé: realizando a entrega das marcas! Como já falamos em muitos momentos, o AIC Lab deu um importante passo no aprimoramento de metodologias voltadas aos processos colaborativos. Agora, seguimos construindo novos modos de fazer e pensar em conjunto: bora?!

Conheça o bora! e aplique em seus projetos colaborativos!