A mobilização se constrói, em grande medida, pelo compartilhamento de sentidos. Ela parte do princípio de que, na busca por um propósito comum, pessoas se juntam para criar soluções próprias para favorecer sua comunidade e, assim, exercer a cidadania, tornando-se agentes de suas histórias. Reconhecer a potência desse processo como agente transformador de realidades e criar condições para que novas ações floresçam é preciso! E tem sido o compromisso do AIC Lab.  

Entendendo a comunicação como um pilar para a mobilização, em outubro de 2022, demos o pontapé inicial nas ações de produção do Jogo do Design Colaborativo. Essa ferramenta, ainda em desenvolvimento, será utilizada para a criação de identidades visuais de forma colaborativa, potencializando nossas criações e qualificando o diálogo com grupos sociais.  

De lá pra cá, realizamos conversas no quintal de nossa sede sobre experiências acumuladas por diversas equipes da AIC e colocamos a mão na massa, pensando a estrutura do jogo e sua jogabilidade. Em dezembro, como parte do processo de produção e finalização dessa nova ferramenta, lançamos o audioetal Marca Que Vem!, que teve como objetivo selecionar 5 grupos e coletivos culturais de Belo Horizonte para experimentar conosco o jogo, num processo de criação ou renovação de seus sistemas de identidade visual.  

O que orienta esse processo é a ideia de que o jogo seja uma ferramenta facilitadora no momento de criação da identidade visual, isto é, que ele seja capaz de estabelecer uma troca eficiente da equipe da AIC com os grupos, num processo de criação colaborativa. Na última semana, um passo importante dessa trajetória que caminha para o final foi dado, quando nos reunimos para testar a versão piloto. Como próximos passos, a partir de janeiro, pretendemos iniciar os encontros de experimentação do jogo com os grupos e coletivos. Mas, até lá, não deixe de nos acompanhar!   

siga o aic lab também no instagram!

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1).