Em uma região de montanhas próxima ao mar, às margens do Rio Sahy, no município de Mangaratiba (RJ), está um bairro tranquilo, onde vivem cerca de 100 famílias. Foi esse território que, em 2021, recebeu o projeto Promoção do Brincar no Vale do Rio Sahy, que busca fomentar a brincadeira, o jogo e a leitura na comunidade. Afinal, o lúdico é essencial para o desenvolvimento infantil, contribuindo com diferentes aspectos – desde a compreensão dos papéis sociais até o estabelecimento de laços afetivos, passando pela resolução de conflitos e ação coletiva. 

Realizado pela Vale e executado pela AIC, o projeto contou com o apoio de um comitê intersetorial, formado pela Associação de Moradores do Vale do Rio Sahy, representantes do bairro, da Escola Municipal local, do Parque Cunhambebe e das Secretarias Municipais de Assistência Social e Serviço Público. Com o envolvimento desse amplo grupo, todo o processo foi construído em espírito de colaboração com as pessoas da comunidade. 

Três principais ações orientaram a execução do projeto: diagnóstico, formação e implementação do Espaço do Brincar. Veja abaixo as proposições de cada uma delas! 

Do que você brincava quando era criança? 

Queimada, elástico, pique-pega, bolinha de gude, pular corda… São muitas as brincadeiras que povoam o imaginário das pessoas adultas e idosas do Vale do Rio Sahy, conforme mostrou o diagnóstico do projeto, dedicado a entender a relação das e dos moradores (de todas as idades) com o brincar e com a infância, bem como suas percepções sobre o bairro. 

Na minha época, as brincadeiras eram muito diferentes das de hoje, brincávamos de pique esconde, de amarelinha, de brincadeira de roda…

Benedita Francisca Antunes, moradora do Vale do Rio Sahy 

De cada conversa, emergiram memórias afetivas e um repertório de brincadeiras e cantigas de diferentes tempos e contextos. A partir dessa escuta sensível, construiu-se um Glossário de Brincadeiras, que compõe a publicação do projeto. 

Formar para multiplicar 

Um curso chamado Cantar, contar e brincar no Vale do Sahy seguiu-se ao diagnóstico, com o intuito de formar agentes de promoção do brincar, da leitura e do desenvolvimento infantil. As seis oficinas virtuais propuseram uma imersão na cultura do brincar, passeando por diferentes temas com profissionais convidados: contação de histórias, brincadeiras cantadas, dimensão corporal do brincar, entre outros. 

O grupo atendido pelo curso, formado por dez pessoas da comunidade, selou o compromisso de propor atividades lúdicas no Espaço do Brincar, multiplicando o fazer no bairro. 

Construindo um espaço do brincar 

A terceira etapa do projeto consistiu na implementação do Espaço do Brincar do Vale do Rio Sahy, um lugar sonhado e projetado para abrigar brincadeiras livres, coletivas ou mediadas por brinquedos. O equipamento foi construído no terreno da associação de moradores local, em torno do qual gira a vida comunitária – da escola municipal às festas do bairro. 

O Espaço do Brincar conta com brinquedos que criam oportunidades para a expressão e a experimentação das crianças, como mural criativo, tubos musicais e casa do Tarzan. No entorno, as árvores – ipês roxo e amarelo, cacau e pau-brasil – ganharam bancos circulares, propiciando descanso e convivência, inclusive com os animais silvestres que circulam na região. 

Foi construído, ainda, um cantinho de leitura e jogos, com boas histórias para serem lidas, contadas e brincadas, jogos de tabuleiro e materiais para criação artística. O acervo de cem livros de literatura infantil e infanto-juvenil inclui títulos como Ponto de Vista, de Ana Maria Machado, Meu crespo é de rainha, de bell hooks, e Amoras, de Emicida.  

Agora, o espaço ganha vida através de cada criança e adulto que se entrega ao brincar, à imaginação e à leitura, construindo mundos e cultivando laços no Vale do Rio Sahy. 

Curtiu o projeto? 

Leia mais sobre a importância do brincar na primeira infância!