A comunicação para mobilização social envolve diferentes estratégias. O processo do design colaborativo, por exemplo, é orientado por um conjunto de metodologias ativas que tem por finalidade ampliar a participação do grupo social na construção de sua identidade visual. Desse modo, podemos construir marcas que contam com a legitimação do coletivo e expressam, da melhor maneira possível, seus valores.  

No decorrer desse processo, algumas ferramentas podem ser utilizadas para promover e facilitar o diálogo entre os membros dos grupos atendidos. No AIC Lab, consideramos importantíssimas para auxiliar na elaboração da identidade e valores do grupo a discussão sobre causa e o painel semântico.  

Ambos instrumentos são mobilizados no jogo do design popular colaborativo, que busca não só envolver os grupos no processo de co-produção de criação visual, como também compartilhar com o mundo a metodologia da AIC. Saiba mais sobre essas metodologias: 

Discussão sobre causa 

metodologia ativa_discussão sobre causa

Tendo em vista que os processos de criação são singulares e levam a diferentes caminhos, a discussão sobre causa busca refletir sobre questões individuais e coletivas relacionadas à existência daquele grupo. Trata-se de um convite para que as pessoas envolvidas dirijam o olhar ao coração da mobilização social realizada.

A discussão sobre causa acontece em uma roda de conversa mediada pela equipe, que propõe algumas questões disparadoras. A partir dessa metodologia ativa, é possível entender sobre os problemas que levaram à criação do grupo. Também conseguimos travar contato com seus conhecimentos coletivos, repertórios, valores e, ao final, tecer uma síntese de sua causa mobilizadora. Nesse processo, entendemos as particularidades do coletivo e o que, de fato, move seus fazeres e representa seu papel social.  

Painel semântico

metodologia ativa_painel semântico

Outro grande desafio quando se pensa em criação coletiva é alinhar ideias dos diferentes membros de um grupo e transmitir aquilo que é essencial para o coletivo através de um sistema de identidade visual.  

Para facilitar esse processo, o painel semântico é uma ótima pedida. Usada em áreas como o design gráfico e a moda, essa ferramenta criativa tem como objetivo criar, em torno de um tema, um conjunto de referências visuais de cores, formas, texturas e imagens. Assim, é possível obter um direcionamento visual capaz de facilitar a construção de um projeto singular. Esse projeto que trará consigo as principais características do grupo e fará diálogo – do modo mais ou menos direto – com as imagens e/ou objetos apresentados.  

Quer saber mais sobre metodologias ativas?

Conheça 10 princípios metodológicos para uma aprendizagem ativa!

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta: “Guia do Design Popular Colaborativo: experimentações na criação visual popular” (nº 2442/2021-1)