Se somos sujeitos inacabados, como nos alerta Paulo Freire, é desse inacabamento que surge a ideia da formação continuada de professoras, professores e outros agentes escolares – uma das apostas da AIC no campo da educaçãoAo estimular que a busca pelo conhecimento seja permanente e extrapole os muros das universidades, essa perspectiva costura os saberes técnicos, teóricos e procedimentais ao fazer do chão da escola, enfatizando a troca de experiências e reflexões na construção de práticas educativas inovadoras. 

Com foco no aperfeiçoamento do processo educativo, a formação continuada proporciona espaços de conversa em torno dos fazeres cotidianos – espaços que são muitas vezes inviabilizados pela rotina escolar, mas representam uma importante demanda dos profissionais para rever e aperfeiçoar suas práticas. Sempre de forma alinhada e contextualizada em relação a cada rede de ensino, esse tipo de qualificação também permite pautar e aprofundar temáticas que não recebem tanta ênfase na formação curricular. 

O maior desafio, seja no modo presencial ou remoto, consiste em motivar o corpo docente a se engajar na busca incessante pelo conhecimento, assumindo a relevância de seus saberes na construção de caminhos pedagógicos mais democráticos, inclusivos e transformadores. Longe de estarem pré-definidas, as respostas encontradas são plurais – uma vez que não existe uma fôrma única para o ensino, e sim formas múltiplas. 

Aprender a aprender, aprender sempre: nossa perspectiva na formação docente 

As organizações sociais têm um grande potencial de atuação na formação docente, na medida em que enriquecem o processo com uma variedade de experiências educativas não-escolares. Ao disponibilizar às escolas outras referências prático-metodológicas do trabalho pedagógico com crianças, adolescentes e jovens, essas entidades são capazes de ampliar os repertórios de educadoras e educadores, de maneira complementar aos outros atores envolvidos. Os agentes escolares, por outro lado, dão sentido e contextualização aos conhecimentos construídos, adequando e customizando os repertórios de acordo com a sua realidade.   

A partir da lógica do aprender a aprender e aprender sempre, a AIC vem realizando, ao longo de sua história, diversos processos de formação continuada junto a agentes escolares, sempre voltados à construção coletiva e colaborativa do conhecimento e à facilitação de trocas de saberes e práticas. Para isso, mobilizamos ferramentas como a metodologia de ensino por projetos, em que profissionais das escolas são convidados a desenvolver projetos de intervenção e planos de ação para implementação de práticas educativas inovadoras e/ou para a resolução de problemas da comunidade escolar. 

Outra perspectiva que acionamos é a aprendizagem ativa, baseada no uso de metodologias participativas que colocam o estudante e a autonomia dos sujeitos no centro do processo educativo. Também fomentamos a narração e compartilhamento de experiências, criando espaços de escuta sensível em que as e os docentes assumem a autoria intelectual de seu saber-fazer cotidiano e partilham suas experiências com colegas. Em um dos nossos projetos na área, o Educação Inclusiva, essa abordagem rendeu a produção de Cadernos de Boas Práticas, que sistematizam as reflexões em torno da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. 

Os projetos educativos de formação continuada da AIC 

Nos últimos anos, a AIC vem firmando uma série de parcerias para o desenvolvimento de projetos de formação continuada de professoras e professores, tendo como horizonte a garantia da aprendizagem de seus estudantes e a gestão escolar democrática.  
 
Um desses projetos é o Educação Inclusiva, programa realizado pela Fundação Vale e desenvolvido pela AIC em Minas Gerais e Espírito Santo. Seu foco é sensibilizar e mobilizar profissionais da educação para a implementação de práticas cotidianas de inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula.  
 
Integrar Educação, projeto da Kinross realizado pela AIC no município de Paracatu (MG), é mais uma rica experiência formativa realizada junto aos professores do Ensino Fundamental. Entre 2018 e 2019, ela se voltou para o desenvolvimento da Aprendizagem Ativa na rede municipal de ensino. 
 
Atuamos também no programa Jovem de Futuro, promovido desde 2017 pelo Instituto Unibanco, em parceria com as Secretarias de Educação de vários estados, com foco na melhoria da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. Em Minas Gerais, a AIC é parceira executora do eixo de formação dos profissionais da rede pública estadual de ensino. 
 
Por fim, o Vale Cuidar, direcionado à primeira infância, é um projeto da Vale executado pela AIC, a partir de 2021, nos municípios de Governador Valadares e Nova Era. Seu objetivo é desenvolver competências de educadores, promover o brincar e fomentar a participação dos adultos na formação das crianças.